GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
 

O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E SUAS REPERCUSSÕES SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO
Alvarenga, Márcia Soares de – UERJ (Programa de Iniciação Científica- UERJ)

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO GRANDE ABC: DUAS GERAÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS - 1987 a 2003
Ancassuerd, Marli Pinto – CUFSA

LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA QUESTÃO DE AUTO-IMAGEM E IDENTIDADE
Barbosa, Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo – UFPE

LETRAMENTO (S) DE ALFABETIZADORES DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
Brasileiro, Regina Maria de Oliveira – UFAL (CNPq)

A ARTICULAÇÃO ENTRE O MUNDO DO TRABALHO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE A INCORPORAÇÃO DOS SABERES DE ALUNOS TRABALHADORES À PRÁTICA PEDAGÓGICA
Castilho, Ana Paula Leite – UFMG (CAPES)

O IDOSO E A CRIAÇÃO TEATRAL ATRAVÉS DO LÚDICO E DA MEMÓRIA
CORDEIRO, Ana Paula – UNESP
GT: Educação de Jovens e Adultos / n.18 (CAPES)

PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO COM PORTEIROS
Coutinho, Ana Carolina Faria – UFAL (FAPEAL)

SOCIEDADE CIVIL E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A ATUAÇÃO DAS ONGS NO RIO DE JANEIRO
Deluiz, Neise – UNESA
Gonzalez, Wânia Regina Coutinho – UNESA
Novicki, Victor – UNESA (CNPq)

O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Eugênio, Benedito Gonçalves – PUC/MG (CAPES)

A RELAÇÃO TRABALHO E EJA NA DÉCADA DE 1990: EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS PRESENTES NOS DISCURSOS DOS OPERÁRIOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Fernandes, Andrea da Paixão – UERJ – SME/RJ

O GÊNERO REDAÇÃO NO PROCESSO DE LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS
Freitas, Marinaide Lima de Queiroz – UFAL
GT: Educação de Jovens e Adultos / n.18 (SEMED)

SIGNIFICAÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE RETRATADAS POR EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS DO MST
Lenzi, Lúcia Helena Corrêa – UFSC

Processos de exclusão social: A contribuição do conteúdo e ensino de História e a visão dos jovens e adultos
Martins, Tânia Barbosa – UFSCAR (CAPES)

EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE UMA PROPOSTA CURRICULAR
Nührich, Soraia Liége – UNIVALI

Os novos desafios da educação de jovens e adultos: A educação e trabalho dos cortadores de cana no contexto da reestruturação produtiva
Prestes, Emília Maria da Trindade – UFPB (CNPq)

PAS x MOBRAL: convergências e especificidades
Rocha, Gladys – UFMG (CNPq)

CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM GOIÁS
Rodrigues, Maria Emilia de Castro – UFG

VIOLÊNCIA X NÃO-VIOLÊNCIA NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS EM LINGUAGEM POÉTICA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Santos, Maria Lêda Lóss dos – UPF

A AFETIVIDADE COMO MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DOS ALFABETIZADORES DE JOVENS E ADULTOS
Silva, Lucas Pereira da – UFAL (FAPEAL)

MOVIMENTO, COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MST
Silva, Samuel Ramos da – UFSC

CONSTRUINDO SIGNIFICADOS: A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA OS TRABALHADORES
Souza, Maria das Dores Alves – UECE

LETRAMENTO E HIBRIDISMO: A RELAÇÃO ORAL E ESCRITA NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA DE JOVENS E ADULTOS
Souza, Marta Lima de – UFF

Debite um analfabeto no seu cartão: a solidariedade como estratégia para alfabetizar a população e desresponsabilizar o Estado
Traversini, Clarice Salete – UNISINOS – UFRGS

Pôsteres


ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: EXPERIÊNCIAS SOCIAIS, CULTURAIS E PESSOAIS PROPORCIONADAS PELO INÍCIO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
GARCIA, Stella de Lourdes - PPGE/UFSCar (CAPES)

FORMANDO O PROFESSOR PARA ENSINAR A LÍNGUA MATERNA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CURSOS EM MACEIÓ
SANTOS, Adriana Cavalcanti dos - CEDU-PPGE/UFAL

CENTRO DE ESTUDOS SUPLETIVOS - CES/RJ: TENSÕES ENTRE O INSTITUÍDO E O INSTITUINTE EM UMA ESCOLA SEMIPRESENCIAL PARA JOVENS E ADULTOS.
SOUZA, Graça Helena Silva de - UERJ