AS
PRÁTICAS COTIDIANAS DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE FAZEM
AS PROFESSORAS?
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de – UFPE
FERREIRA, Andréa Tereza Brito – UFRPE
MORAIS, Artur Gomes de – UFPE (CNPq)
ENSINO
DE LEITURA E ESCRITA EM MATO GROSSO: ASPECTOS DE UMA TRAJETÓRIA
(SÉCULOS XVIII E XIX)
AMÂNCIO, Lázara Nanci de Barros – UFMT
A
LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DISCUSSÕES
PRESENTES NO CENÁRIO ACADÊMICO ATUAL
BRAGAGNOLO, Adriana – UPF
DICKEL, Adriana – UPF
De
onde vêm as respostas das crianças a perguntas de compreensão:
o texto e os conhecimentos prévios do leitor
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi - UFPE (Capes)
A
NOTAÇÃO ESCRITA DIGITAL INFLUENCIA A NOTAÇÃO
ESCRITA ESCOLAR?
CAIADO, Roberta – UFPE
ESCRITA
DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
CÔCO, Valdete – UFES/UFF
PRÁTICAS
DE LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: O QUE DIZEM
OS LIVROS DIDÁTICOS? O QUE FAZEM OS PROFESSORES?
COUTINHO, Marília de Lucena – UFPE
PROFESSORAS
ALFABETIZADORAS E A LÍNGUA MATERNA: RELACIONANDO AS EXPECTATIVAS,
OS CONTEÚDOS E A FORMA DE ENSINÁ-LOS
CUNHA, Alessandra Marques da – UFSCar
LEITURA
E ESCRITA NOS CICLOS DE FORMAÇÃO: EXISTE ALGUM AVANÇO?
FRIGOTTO, Edith – UFF (FAPERJ)
Gestos,
comportamentos e sociabilidades dos alunos-usuários em situação
de produção e recepção de texto digital
GLÓRIA, Julianna Silva – FAE/UFMG
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva - FAE/UFMG (CAPES)
LETRAMENTO
E MODOS DE SER LETRADO: DISCUTINDO A BASE TEÓRICO-METODOLÓGICA
DO ESTUDO
GOULART, Cecília – UFF (CNPq)
ORALIDADE
E LETRAMENTO NA CONSTITUIÇÃO DAS INTERAÇÕES
EM RODINHA: ANÁLISE DE DUAS EXPERIÊNCIAS NO PRIMEIRO CICLO
Macedo, Maria do Socorro Alencar Nunes (UFSJ)
ALGUMAS
VEREDAS: A PRODUÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS
OLIVEIRA, Paula Gomes de – UCB
ALGUMAS
ESPECIFICIDADES DA LEITURA LITERÁRIA
PAULINO, Maria das Graças Rodrigues - UFMG (CNPq)
LETRAMENTO
E LEITURAs DO leitor adulto: práTICAS MARCADAS PELA HISTÓRIA
E SOCIEDADE
RESENDE, Mara Cristina Fischer – IELUSC
PELANDRE, Nilcea Lemos – UFSC
Métodos
para ensinar a ler e a escrever no Espírito Santo no processo inicial
da institucionalização da educação PRIMÁRIA
pública
SCHWARTZ, Cleonara Maria – UFES/PPGE
FALCÃO, Elis Beatriz de Lima – UFES/PPGE
PRÁTICAS
DE LEITURA NA INFÂNCIA: USOS E REINVENÇÕES
SILVA Leila Cristina Borges da – Unicamp
ESCRITAS
PARA SI, ESCRITAS PARA O OUTRO NAS MEMÓRIAS DE UM GRUPO DE DOCENTES
SILVA, Maria Emília Lins e – UFPE
BATISTA, Antônio Augusto Gomes – UFMG
ASPECTOS
CONSTITUTIVOS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A APROPRIAÇÃO
DA LINGUAGEM ESCRITA
SOPELSA, Cleide dos Santos Pereira – FURB
Pôsteres
CARREGANDO
ÁGUA NA PENEIRA: ESCRITA NA VIDA, ESCRITA NA ESCOLA
ESPÍNDOLA, Ana Lucia – UFMS
CONTRIBUIÇÕES
DA PEDAGOGIA FREINET PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM A LEITURA
E A ESCRITA
LEBER, Vanessa Martiliano da Silva – FFC/UNESP–Marília
(CNPq)
USOS
DO TEMPO NA SALA DE AULA: A ALFABETIZADORA DE VANGUARDA CONSIDERADA BEM
SUCEDIDA
PAULA, Flávia Anastácio - UNIOESTE-PR (Capes)
O
JOVEM E O MANGÁ: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA COMUNIDADE INTERPRETATIVA
NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE A LEITURA
SILVA, Andréia Cristina Attanazio – UERJ (PIBIC/CNPq)
A
INFLUÊNCIA DOS MEDIADORES SOCIOCULTURAIS NA ELABORAÇÃO
DO SÍMBOLO ESCRITO PELAS CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES
VIEIRA, Rosana – PPGE/UFSCar (Capes) |