GT 10 - Alfabetização, Leitura e Escrita
 

AS PRÁTICAS COTIDIANAS DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE FAZEM AS PROFESSORAS?
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de – UFPE
FERREIRA, Andréa Tereza Brito – UFRPE
MORAIS, Artur Gomes de – UFPE (CNPq)

ENSINO DE LEITURA E ESCRITA EM MATO GROSSO: ASPECTOS DE UMA TRAJETÓRIA (SÉCULOS XVIII E XIX)
AMÂNCIO, Lázara Nanci de Barros – UFMT

A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DISCUSSÕES PRESENTES NO CENÁRIO ACADÊMICO ATUAL
BRAGAGNOLO, Adriana – UPF
DICKEL, Adriana – UPF

De onde vêm as respostas das crianças a perguntas de compreensão: o texto e os conhecimentos prévios do leitor
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi - UFPE (Capes)

A NOTAÇÃO ESCRITA DIGITAL INFLUENCIA A NOTAÇÃO ESCRITA ESCOLAR?
CAIADO, Roberta – UFPE

ESCRITA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
CÔCO, Valdete – UFES/UFF

PRÁTICAS DE LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: O QUE DIZEM OS LIVROS DIDÁTICOS? O QUE FAZEM OS PROFESSORES?
COUTINHO, Marília de Lucena – UFPE

PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E A LÍNGUA MATERNA: RELACIONANDO AS EXPECTATIVAS, OS CONTEÚDOS E A FORMA DE ENSINÁ-LOS
CUNHA, Alessandra Marques da – UFSCar

LEITURA E ESCRITA NOS CICLOS DE FORMAÇÃO: EXISTE ALGUM AVANÇO?
FRIGOTTO, Edith – UFF (FAPERJ)

Gestos, comportamentos e sociabilidades dos alunos-usuários em situação de produção e recepção de texto digital
GLÓRIA, Julianna Silva – FAE/UFMG
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva - FAE/UFMG (CAPES)

LETRAMENTO E MODOS DE SER LETRADO: DISCUTINDO A BASE TEÓRICO-METODOLÓGICA DO ESTUDO
GOULART, Cecília – UFF (CNPq)

ORALIDADE E LETRAMENTO NA CONSTITUIÇÃO DAS INTERAÇÕES EM RODINHA: ANÁLISE DE DUAS EXPERIÊNCIAS NO PRIMEIRO CICLO
Macedo, Maria do Socorro Alencar Nunes (UFSJ)

ALGUMAS VEREDAS: A PRODUÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS
OLIVEIRA, Paula Gomes de – UCB

ALGUMAS ESPECIFICIDADES DA LEITURA LITERÁRIA
PAULINO, Maria das Graças Rodrigues - UFMG (CNPq)

LETRAMENTO E LEITURAs DO leitor adulto: práTICAS MARCADAS PELA HISTÓRIA E SOCIEDADE
RESENDE, Mara Cristina Fischer – IELUSC
PELANDRE, Nilcea Lemos – UFSC

Métodos para ensinar a ler e a escrever no Espírito Santo no processo inicial da institucionalização da educação PRIMÁRIA pública
SCHWARTZ, Cleonara Maria – UFES/PPGE
FALCÃO, Elis Beatriz de Lima – UFES/PPGE

PRÁTICAS DE LEITURA NA INFÂNCIA: USOS E REINVENÇÕES
SILVA Leila Cristina Borges da – Unicamp

ESCRITAS PARA SI, ESCRITAS PARA O OUTRO NAS MEMÓRIAS DE UM GRUPO DE DOCENTES
SILVA, Maria Emília Lins e – UFPE
BATISTA, Antônio Augusto Gomes – UFMG

ASPECTOS CONSTITUTIVOS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA
SOPELSA, Cleide dos Santos Pereira – FURB

Pôsteres

CARREGANDO ÁGUA NA PENEIRA: ESCRITA NA VIDA, ESCRITA NA ESCOLA
ESPÍNDOLA, Ana Lucia – UFMS

CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA FREINET PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM A LEITURA E A ESCRITA
LEBER, Vanessa Martiliano da Silva – FFC/UNESP–Marília (CNPq)

USOS DO TEMPO NA SALA DE AULA: A ALFABETIZADORA DE VANGUARDA CONSIDERADA BEM SUCEDIDA
PAULA, Flávia Anastácio - UNIOESTE-PR (Capes)

O JOVEM E O MANGÁ: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA COMUNIDADE INTERPRETATIVA NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE A LEITURA
SILVA, Andréia Cristina Attanazio – UERJ (PIBIC/CNPq)

A INFLUÊNCIA DOS MEDIADORES SOCIOCULTURAIS NA ELABORAÇÃO DO SÍMBOLO ESCRITO PELAS CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES
VIEIRA, Rosana – PPGE/UFSCar (Capes)