A
ESCOLA EM CICLOS E OS CICLOS NA ESCOLA: UM LUGAR DE QUALIDADE?
AGUIAR, Denise Regina da Costa - UMESP
A
INTERAÇÃO ESCOLA-FAMÍLA SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES
A INTERAÇÃO ESCOLA-FAMÍLA SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES
DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL
CABRAL, Ana Beatriz – UFSCar
BERTOLUCI, Evandro Antonio – UFSCar
TÚBERO, Rosana – UFSCar
A
ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL NOS PROJETOS E RELATÓRIOS
DE PESQUISA DO CNPq
CARVALHO, Merise Santos de – UFRJ (CNPq)
CICLOS
E PROGRESSÃO CONTINUADA NO ESTADO DE SÃO PAULO: FACES DE
UMA MESMA “MOEDA”
DIAS, Vagno Emygdio Machado - UFSCar (CNPq)
Fracasso
escolar e escola em ciclos : tecendo relações históricas,
políticas e sociais
FERNANDES, Claudia de Oliveira - UNIRIO (CAPES)
AVALIAÇÃO
DA APRENDIZAGEM NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM CICLOS: CONCEPÇÕES,
PRÁTICAS, SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELOS PROFESSORES
GOMES, Suzana dos Santos – FAE/UFMG
A
Ciência e a tensão entre o ensinar e o aprender Ciências
Naturais no Ensino Fundamental
GUERRA, Denise Moura de Jesus - UFBA
A
ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA EM CICLOS: ASPECTOS DA POLÍTICA
NA SALA DE AULA
MAINARDES, Jefferson – UEPG (Secretaria de Ensino Superior,
Ciência e Tecnologia-PR)
A
PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA ÓTICA DOS PROFESSORES
MAURÍCIO, Lúcia Velloso – UNESA
EDUCAÇÃO
E NEUROCIÊNCIAS: UMA VIA DE MÃO DUPLA.
MORALES, Rosilene – Universidade Católica de Santos
O
TRABALHO PRESCRITO E O TRABALHO REAL AS COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR
DO ENSINO FUNDAMENTAL
NOZAKI, Izumi -UFMT
PICHITELLI, Eliseu –UFMT
ALTERNATIVAS
DE INSERÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NAS ESCOLAS
DE ENSINO FUNDAMENTAL: DIFERENTES OLHARES
NUNES, Lina Cardoso - UNESA
ALMEIDA, Rosane Pires Fernandes Galvão de - UNESA
AMIN, Bernadete Malmegrin Vanzella - UNESA
GUIMARÃES, Mônica Saraiva Machado - UNESA
GARFINKEL, Mirian – UNESA
LEITURAS
COTIDIANAS E ESPAÇOS PRATICADOS: IMAGENS DO CONHECIMENO DO MUNDO.
UMA REFLEXÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA SOBRE A FUNÇÃO
ALFABETIZADORA DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTAL
PÉREZ, Carmen Lúcia – UFF
TEMPO
E ESPAÇO ESCOLARES: O (DES)CONFINAMENTO DA INFÂNCIA
PINTO, Maria Raquel Barreto - UFSC (CNPq)
A
PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL:
UM DESAFIO NAS SÉRIES INICIAIS.
QUINTEIRO, Jucirema – UFSC
CARVALHO, Diana Carvalho de - UFSC
SERRÃO, Maria Isabel Batista - UFSC
LEITE, Maria Isabel Ferraz Pereira – UNESC (CAPES)
TURMAS
DE PROGRESSÃO DA ESCOLA CIDADÃ - REPERCUSSÕES DAS
POLÍTICAS DE INCLUSÃO NAS APRENDIZAGENS E NOS PROCESSOS
DE SOCIALIZAÇÃO
RODRIGUES, Maria Bernadette C. – FACED/UFRGS
NA
ARTICULAÇÃO PRÁTICA/TEORIA/PRÁTICA A CONSTRUÇÃO
COTIDIANA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS
SAMPAIO, Carmen Sanches – UNIRIO
COSTA, Margarida dos Santos – ISERJ (CAPES)
A
ORDEM DO DISCURSO ESCOLAR
SOMMER, Luís Henrique – ULBRA
Pôsteres
O
NECESSÁRIO DEBATE DOS ITINERÁRIOS DA ARTE-EDUCAÇÃO
NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSIÇÕES DE ESCOLA E OS PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS DA ARTE
FORTES, Gilse Helena Magalhães - PUC/RS
A
contribuição imagética na aprendizagem da geometria
no Ensino Fundamental
GUIMARÃES, Gilselene – UERJ
O
AUMENTO DAS CAMADAS MÉDIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA: MELHORIA
OU EXCLUSÃO?
PIOTTO, Débora Cristina - IPUSP (FAPESP)
O
QUE PROFESSORAS/ES DO ENSINO FUNDAMENTAL “DEVEM” SABER SOBRE
LEITURA E ALFABETIZAÇÃO? UMA ANÁLISE DE QUESTÕES
DE CONCURSOS PÚBLICOS
SILVEIRA, Rosa Maria Hessel - ULBRA – UFRGS (CNPq)
A
CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
TORTORI, Tito Ricardo de Almeida - IOC/Fiocruz
“ENSINAR
A ENSINAR”: UM ESTUDO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (1876-1880)
UEKANE, Marina Natsume – UERJ (CNPq) |