GT 13 - Educação Fundamental
 

A ESCOLA EM CICLOS E OS CICLOS NA ESCOLA: UM LUGAR DE QUALIDADE?
AGUIAR, Denise Regina da Costa - UMESP

A INTERAÇÃO ESCOLA-FAMÍLA SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES A INTERAÇÃO ESCOLA-FAMÍLA SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL
CABRAL, Ana Beatriz – UFSCar
BERTOLUCI, Evandro Antonio – UFSCar
TÚBERO, Rosana – UFSCar

A ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL NOS PROJETOS E RELATÓRIOS DE PESQUISA DO CNPq
CARVALHO, Merise Santos de – UFRJ (CNPq)

CICLOS E PROGRESSÃO CONTINUADA NO ESTADO DE SÃO PAULO: FACES DE UMA MESMA “MOEDA”
DIAS, Vagno Emygdio Machado - UFSCar (CNPq)

Fracasso escolar e escola em ciclos : tecendo relações históricas, políticas e sociais
FERNANDES, Claudia de Oliveira - UNIRIO (CAPES)

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM CICLOS: CONCEPÇÕES, PRÁTICAS, SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELOS PROFESSORES
GOMES, Suzana dos Santos – FAE/UFMG

A Ciência e a tensão entre o ensinar e o aprender Ciências Naturais no Ensino Fundamental
GUERRA, Denise Moura de Jesus - UFBA

A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA EM CICLOS: ASPECTOS DA POLÍTICA NA SALA DE AULA
MAINARDES, Jefferson – UEPG (Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia-PR)

A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA ÓTICA DOS PROFESSORES
MAURÍCIO, Lúcia Velloso – UNESA

EDUCAÇÃO E NEUROCIÊNCIAS: UMA VIA DE MÃO DUPLA.
MORALES, Rosilene – Universidade Católica de Santos

O TRABALHO PRESCRITO E O TRABALHO REAL AS COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL
NOZAKI, Izumi -UFMT
PICHITELLI, Eliseu –UFMT

ALTERNATIVAS DE INSERÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL: DIFERENTES OLHARES
NUNES, Lina Cardoso - UNESA
ALMEIDA, Rosane Pires Fernandes Galvão de - UNESA
AMIN, Bernadete Malmegrin Vanzella - UNESA
GUIMARÃES, Mônica Saraiva Machado - UNESA
GARFINKEL, Mirian – UNESA

LEITURAS COTIDIANAS E ESPAÇOS PRATICADOS: IMAGENS DO CONHECIMENO DO MUNDO. UMA REFLEXÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA SOBRE A FUNÇÃO ALFABETIZADORA DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
PÉREZ, Carmen Lúcia – UFF

TEMPO E ESPAÇO ESCOLARES: O (DES)CONFINAMENTO DA INFÂNCIA
PINTO, Maria Raquel Barreto - UFSC (CNPq)

A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UM DESAFIO NAS SÉRIES INICIAIS.
QUINTEIRO, Jucirema – UFSC
CARVALHO, Diana Carvalho de - UFSC
SERRÃO, Maria Isabel Batista - UFSC
LEITE, Maria Isabel Ferraz Pereira – UNESC (CAPES)

TURMAS DE PROGRESSÃO DA ESCOLA CIDADÃ - REPERCUSSÕES DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO NAS APRENDIZAGENS E NOS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO
RODRIGUES, Maria Bernadette C. – FACED/UFRGS

NA ARTICULAÇÃO PRÁTICA/TEORIA/PRÁTICA A CONSTRUÇÃO COTIDIANA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS
SAMPAIO, Carmen Sanches – UNIRIO
COSTA, Margarida dos Santos – ISERJ (CAPES)

A ORDEM DO DISCURSO ESCOLAR
SOMMER, Luís Henrique – ULBRA

Pôsteres

O NECESSÁRIO DEBATE DOS ITINERÁRIOS DA ARTE-EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSIÇÕES DE ESCOLA E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DA ARTE
FORTES, Gilse Helena Magalhães - PUC/RS

A contribuição imagética na aprendizagem da geometria no Ensino Fundamental
GUIMARÃES, Gilselene – UERJ

O AUMENTO DAS CAMADAS MÉDIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA: MELHORIA OU EXCLUSÃO?
PIOTTO, Débora Cristina - IPUSP (FAPESP)

O QUE PROFESSORAS/ES DO ENSINO FUNDAMENTAL “DEVEM” SABER SOBRE LEITURA E ALFABETIZAÇÃO? UMA ANÁLISE DE QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS
SILVEIRA, Rosa Maria Hessel - ULBRA – UFRGS (CNPq)

A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
TORTORI, Tito Ricardo de Almeida - IOC/Fiocruz

“ENSINAR A ENSINAR”: UM ESTUDO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (1876-1880)
UEKANE, Marina Natsume – UERJ (CNPq)