GT 20 - Psicologia da Educação
 

ADOLESCENTES E AUTOCONCEITO: UM ESTUDO SOBRE A CONSTITUIÇÃO SOCIAL E HISTÓRICA DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
AGUIAR, Maira Pêgo de – UFES (CAPES)

A TEORIA VIGOTSKIANA SOBRE MEMÓRIA: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
Almeida, Sandro Henrique Vieira de – PUC-SP
Antunes, Mitsuko Makino – PUC-SP (CNPq)

Psicologia e educação no Brasil nas primeiras décadas do século XX: o diálogo com pioneiros da França e da Suíça, o olhar sobre a cultura brasileira
Campos, Regina Helena de Freitas – UFMG (CNPq – FAPEMIG)

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM VYGOTSKY: “ENTRE OS IDEAIS DA MATEMÁTICA E A HARMONIA DA IMAGINAÇÃO”
Cruz, Maria Nazaré da – UNIMEP

Desenhos infantis e metacognição durante a alfabetização
Delacours-Lins, Sylvie – UFC

OS IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA
Durán, Débora – USP

Metas e ideais para a educação escolar da adolescência: um estudo das relações entre discursos educacionais e idéias psicológicas através da RBEP, de 1944 a 1949
Fernandes, Angela Maria Cibiac – PUC-Minas

RECRIAÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA XAKRIABÁ: reflexões a partir da Festa de Santa Cruz
Gerken, Carlos Henrique de Souza – UFSJ (CNPq – FAPEMIG)

RELAÇÕES ENTRE LEITURA, PENSAMENTO, FALA E ESCRITA: UM ESTUDO COM ALUNOS DE 5ª SÉRIE, COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho – CUML (FUNADESP)

JUVENTUDE E SUBJETIVIDADE: imagens de uma ( possível) realidade
Grinspun, Mirian P. S. Z. – UERJ
Novikoff, Cristina – UNIFOA – UERJ
Costa, Patrícia M. D. – AEDB
Ramos, Rosa M. S. C. M. – SMDC

O ESTILO MOTIVACIONAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Guimarães, Sueli Édi Rufini – UEL (Fundação Araucária)

ESTRATÉGIAS DE PARTICIPAÇÃO DE PAIS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM CRECHE
Maimone, Eulália Henriques – UNIUBE
Scriptori, Carmen Campoy – UNIUBE (FAPEMIG – CNPq)

UMA ANÁLISE PSICOSSOCIAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Marcondes, Anamérica Prado – PUC/SP
Sousa, Clarilza Prado de – PUC/SP

A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, NO ENSINO SUPERIOR
Masini, Elcie A.F.S. – UPM
Bazon, Fernanda V.M. – UPM (CNPq)

JUVENTUDE E ESPAÇO PÚBLICO: QUESTÃO PARA A EDUCAÇÃO?
Mello, Eliana Dable de – UFRGS

A psicologia da educação na perspectiva da relação teoria e prática: uma conciliação possível?
Miranda, Marília Gouvea de UFG – UCG (CNPq)

DIFERENÇAS ENTRE CRIANÇAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA
Pereira, Simone Laísse – UNIVALI
Ferreira, Valéria Silva – UNIVALI

SUBJETIVIDADE: NOVAS ABORDAGENS DE ANTIGAS DICOTOMIAS
Resende, Anita C. Azevedo – UFG – UCG (CNPq)

“O caderno dela era só terra vermelha” representações sociais professores sobre os alunos no contexto da luta pela terra
Rocha, Maria Isabel Antunes – UFMG

ADOLESCENTES, FAMÍLIAS, CONCEITOS DE JUSTIÇA E DE AUTO-RESPEITO
Sales, Eliana da Mota Bordin de – UFMS – PUC-SP (CAPES)

PSICOLOGIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO EM OLIVEIRA VIANNA E LOURENÇO FILHO
Sass, Odair – PUC-SP (CNPq)

SENTIMENTOS E EMOÇÕES: UM ESTUDO COM PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
Silva, Angélica do Rocio Carvalho – PUC-SP – UNIFEOB (CAPES)

A “TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS” OU AS “MÚLTIPLAS TEORIAS DA INTELIGÊNCIA”? CRÍTICA A UMA VISÃO FRAGMENTÁDA DA COGNIÇÃO
Silva, Kellen Cristina Prado da – UFG (CNPq)

Pôsteres

RECONSIDERAÇÕES SOBRE O “INÍCIO” NA PROFISSÃO DOCENTE
ANJOS, Daniela Dias dos - UNICAMP
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante - UNICAMP (FAPESP)

A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSORES SOBRE A INFLUÊNCIA DA INTERNET NA BUSCA DA AUTONOMIA
GITAHY, Raquel Rosan Christino – UNOESTE/TOLEDO/UNIVEM

SENTIMENTOS E EMOÇÕES: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
MAHONEY, Abigail Alvarenga – PUC/SP
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de – PUC/SP

A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
PAGANINI-DA-SILVA, Eliane – UNESP

A PRÁTICA CRIATIVA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
SCHIRMER, Ana Cristina Fagundes – UFMS

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS
TAVARES, Romero - UFPB

DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES MOTORAS DA ESCRITA
TINÓS, Sandra Helena - UNESP – Rio Claro
PELLEGRINI, Ana Maria – UNESP – Rio Claro (CAPES)