ADOLESCENTES
E AUTOCONCEITO: UM ESTUDO SOBRE A CONSTITUIÇÃO SOCIAL E
HISTÓRICA DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
AGUIAR, Maira Pêgo de – UFES (CAPES)
A
TEORIA VIGOTSKIANA SOBRE MEMÓRIA: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES
PARA A EDUCAÇÃO
Almeida, Sandro Henrique Vieira de – PUC-SP
Antunes, Mitsuko Makino – PUC-SP (CNPq)
Psicologia
e educação no Brasil nas primeiras décadas do século
XX: o diálogo com pioneiros da França e da Suíça,
o olhar sobre a cultura brasileira
Campos, Regina Helena de Freitas – UFMG (CNPq – FAPEMIG)
DESENVOLVIMENTO
COGNITIVO EM VYGOTSKY: “ENTRE OS IDEAIS DA MATEMÁTICA E A
HARMONIA DA IMAGINAÇÃO”
Cruz, Maria Nazaré da – UNIMEP
Desenhos
infantis e metacognição durante a alfabetização
Delacours-Lins, Sylvie – UFC
OS
IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
NA EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA
Durán, Débora – USP
Metas e ideais para
a educação escolar da adolescência: um estudo das
relações entre discursos educacionais e idéias psicológicas
através da RBEP, de 1944 a 1949
Fernandes, Angela Maria Cibiac – PUC-Minas
RECRIAÇÃO
DA MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA XAKRIABÁ: reflexões
a partir da Festa de Santa Cruz
Gerken, Carlos Henrique de Souza – UFSJ (CNPq – FAPEMIG)
RELAÇÕES
ENTRE LEITURA, PENSAMENTO, FALA E ESCRITA: UM ESTUDO COM ALUNOS DE 5ª
SÉRIE, COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho – CUML (FUNADESP)
JUVENTUDE
E SUBJETIVIDADE: imagens de uma ( possível) realidade
Grinspun, Mirian P. S. Z. – UERJ
Novikoff, Cristina – UNIFOA – UERJ
Costa, Patrícia M. D. – AEDB
Ramos, Rosa M. S. C. M. – SMDC
O
ESTILO MOTIVACIONAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Guimarães, Sueli Édi Rufini – UEL (Fundação
Araucária)
ESTRATÉGIAS
DE PARTICIPAÇÃO DE PAIS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO
CONTINUADA DE PROFESSORES EM CRECHE
Maimone, Eulália Henriques – UNIUBE
Scriptori, Carmen Campoy – UNIUBE (FAPEMIG – CNPq)
UMA
ANÁLISE PSICOSSOCIAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Marcondes, Anamérica Prado – PUC/SP
Sousa, Clarilza Prado de – PUC/SP
A
INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, NO ENSINO SUPERIOR
Masini, Elcie A.F.S. – UPM
Bazon, Fernanda V.M. – UPM (CNPq)
JUVENTUDE
E ESPAÇO PÚBLICO: QUESTÃO PARA A EDUCAÇÃO?
Mello, Eliana Dable de – UFRGS
A
psicologia da educação na perspectiva da relação
teoria e prática: uma conciliação possível?
Miranda, Marília Gouvea de UFG – UCG (CNPq)
DIFERENÇAS
ENTRE CRIANÇAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
ESCRITA
Pereira, Simone Laísse – UNIVALI
Ferreira, Valéria Silva – UNIVALI
SUBJETIVIDADE:
NOVAS ABORDAGENS DE ANTIGAS DICOTOMIAS
Resende, Anita C. Azevedo – UFG – UCG (CNPq)
“O
caderno dela era só terra vermelha” representações
sociais professores sobre os alunos no contexto da luta pela terra
Rocha, Maria Isabel Antunes – UFMG
ADOLESCENTES,
FAMÍLIAS, CONCEITOS DE JUSTIÇA E DE AUTO-RESPEITO
Sales, Eliana da Mota Bordin de – UFMS – PUC-SP (CAPES)
PSICOLOGIA,
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO EM OLIVEIRA VIANNA E LOURENÇO
FILHO
Sass, Odair – PUC-SP (CNPq)
SENTIMENTOS
E EMOÇÕES: UM ESTUDO COM PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE
MEDICINA VETERINÁRIA
Silva, Angélica do Rocio Carvalho – PUC-SP – UNIFEOB
(CAPES)
A
“TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS” OU AS “MÚLTIPLAS
TEORIAS DA INTELIGÊNCIA”? CRÍTICA A UMA VISÃO
FRAGMENTÁDA DA COGNIÇÃO
Silva, Kellen Cristina Prado da – UFG (CNPq)
Pôsteres
RECONSIDERAÇÕES
SOBRE O “INÍCIO” NA PROFISSÃO DOCENTE
ANJOS, Daniela Dias dos - UNICAMP
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante - UNICAMP (FAPESP)
A
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSORES SOBRE A INFLUÊNCIA
DA INTERNET NA BUSCA DA AUTONOMIA
GITAHY, Raquel Rosan Christino – UNOESTE/TOLEDO/UNIVEM
SENTIMENTOS
E EMOÇÕES: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
MAHONEY, Abigail Alvarenga – PUC/SP
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de – PUC/SP
A
IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
PAGANINI-DA-SILVA, Eliane – UNESP
A
PRÁTICA CRIATIVA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO
INFANTIL
SCHIRMER, Ana Cristina Fagundes – UFMS
APRENDIZAGEM
SIGNIFICATIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS
TAVARES, Romero - UFPB
DESENVOLVIMENTO
MOTOR DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES MOTORAS DA ESCRITA
TINÓS, Sandra Helena - UNESP – Rio Claro
PELLEGRINI, Ana Maria – UNESP – Rio Claro (CAPES) |