Problematização
de alguns pressupostos do ensino de filosofia para jovens
ASPIS, Renata Lima – SENAC
REALISMO
CRÍTICO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO:
CONTRIBUIÇÕES DE ROY BHASKAR
AVILA, Astrid Baecker – UFPR/UFSC
ORTIGARA, Vidalcir – UNESC (CNPq)
REFLEXÕES
SOBRE O PROCESSO CIVILIZADOR E O CONTROLE DOS IMPULSOS
Brandão, Carlos da Fonseca – UNESP
O
PENSAMENTO COMPLEXO E A FORMAÇÃO DA AUTOÉTICA
CASTRO, Eder Alonso – FACULDADE
TEORIA
SOCIAL, ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO NATURAL EM ROUSSEAU
DALBOSCO, Cláudio Almir – UPF
PARADOXOS
ENTRE DELEUZE, FREIRE E VARELA: DIMENSÕES FILOSÓFICAS, EDUCACIONAIS
E POLÍTICA COGNITIVA
Dias, Rosimeri de Oliveira – FFP/UERJ
A
FACE PEDAGÓGICA DE EROS
DOZOL, Marlene de Souza – CED/UFSC
CONSIDERAÇÕES
SOBRE ONTOLOGIA E GNOSIOLOGIA MARXISTA
FONTE, Sandra Soares Della – UFES (CAPES)
O
papel da linguagem no ensino e na aprendizagem da perspectiva de uma pragmática
filosófica de inspiração wittgensteiniana.
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia - USP
ESTETIZAÇÃO
DO MUNDO DA VIDA E SENSIBILIZAÇÃO MORAL
HERMANN, Nadja – UFRGS (CNPq/DAAD)
A
NATUREZA DA EXPERIÊNCIA COM MÚSICA NAS ‘FILOSOFIAS’
DA EDUCAÇÃO MUSICAL
Lazzarin, Luís Fernando
SACRIFÍCIO
E DOM: OS “HOMENS-BOMBA” O SENTIDO DA DÁDIVA E DA ENTREGA
TOTAL
Locks, Geraldo Augusto – UNIPLAC
DIDÁTICAS
DA LIBERDADE: VARIAÇÕES DO CONCEITO DE LIBERDADE EM JAMIL
CURY, ANTÔNIO REZENDE E MOACIR GADOTTI.
Silva, André Gustavo Ferreira da – UFPE
FILOSOFIAS
CONFLITIVAS, PEDAGOGIAS ANTAGÔNICAS
Silva, Ilton Benoni da – Unesc (CNPq)
“MODELO E EDUCAÇÃO
EM NIETZSCHE”
SILVA, Marinete Araújo da – UNIRIO
COTIDIANO
E FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: MEDIAÇÕES
SILVA, Vandeí Pinto da – UNESP
PROGRAMA
DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS DE MATTHEW LIPMAN: UMA CONCEPÇÃO
LIBERAL DA EDUCAÇÃO
SILVEIRA, Renê José Trentin – UNICAMP
ÉTICA,
CIUDADANÍA Y EDUCACIÓN PARA LA TOLERANCIA: UNA APROXIMACIÓN
AL PENSAMIENTO DE JÜNGER HABERMAS
SOUZA, Marcelo Gustavo Andrade de - PUC-Río / Universidad de Valencia
(CNPq)
QUAL
A RELAÇÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA COM A CULTURA JUVENIL?
Tomazetti, Elisete Medianeira – UFSM
Gallina, Simone Freitas da Silva – UNICAMP
SUBJETIVIDADE,
MEMÓRIA, EXPERIÊNCIA: SOBRE ALGUNS ESCRITOS DE WALTER BENJAMIN
E THEODOR W. ADORNO SOBRE O TEMA DA INFÂNCIA
VAZ, Alexandre Fernandez - PPGE/UFSC (CNPq/FAPESC)
A
PRAGMÁTICA UNIVERSAL DE HABERMAS E A APROPRIAÇÃO
DA IDÉIA DE CONSENSO PELA EDUCAÇÃO
Viero, Catia Piccolo – UFSC
Jantsch, Ari Paulo – UFSC (CNPq)
Pôsteres
NOTAS
FILOSÓFICAS PARA PENSAR A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO,
PRAZER E DESEJO.
GUZMÁN, María José - U.E.R.J (CAPES)
A
FILOSOFIA COMO EXPERIÊNCIA UMA PERSPECTIVA DELEUZIANA
LÓPEZ, Maximiliano – UERJ (CNPq)
ENSINO
DE FILOSOFIA: METODOLOGIA PARA OS NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO
MARQUES, Cassio Donizete – UNISAL,
EVANGELISTA, Francisco – UNISAL,
MARTINS, Marcos Francisco – UNISAL,
GOMES, Paulo de Tarso – UNISAL.
Uma
pedagogia revolucionária: ação e formação
segundo Walter Benjamin
MITROVITCH, Caroline – UNESP |