GT 17 - Filosofia da Educação
 

Problematização de alguns pressupostos do ensino de filosofia para jovens
ASPIS, Renata Lima – SENAC

REALISMO CRÍTICO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE ROY BHASKAR
AVILA, Astrid Baecker – UFPR/UFSC
ORTIGARA, Vidalcir – UNESC (CNPq)

REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO CIVILIZADOR E O CONTROLE DOS IMPULSOS
Brandão, Carlos da Fonseca – UNESP

O PENSAMENTO COMPLEXO E A FORMAÇÃO DA AUTOÉTICA
CASTRO, Eder Alonso – FACULDADE

TEORIA SOCIAL, ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO NATURAL EM ROUSSEAU
DALBOSCO, Cláudio Almir – UPF

PARADOXOS ENTRE DELEUZE, FREIRE E VARELA: DIMENSÕES FILOSÓFICAS, EDUCACIONAIS E POLÍTICA COGNITIVA
Dias, Rosimeri de Oliveira – FFP/UERJ

A FACE PEDAGÓGICA DE EROS
DOZOL, Marlene de Souza – CED/UFSC

CONSIDERAÇÕES SOBRE ONTOLOGIA E GNOSIOLOGIA MARXISTA
FONTE, Sandra Soares Della – UFES (CAPES)

O papel da linguagem no ensino e na aprendizagem da perspectiva de uma pragmática filosófica de inspiração wittgensteiniana.
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia - USP

ESTETIZAÇÃO DO MUNDO DA VIDA E SENSIBILIZAÇÃO MORAL
HERMANN, Nadja – UFRGS (CNPq/DAAD)

A NATUREZA DA EXPERIÊNCIA COM MÚSICA NAS ‘FILOSOFIAS’ DA EDUCAÇÃO MUSICAL
Lazzarin, Luís Fernando

SACRIFÍCIO E DOM: OS “HOMENS-BOMBA” O SENTIDO DA DÁDIVA E DA ENTREGA TOTAL
Locks, Geraldo Augusto – UNIPLAC

DIDÁTICAS DA LIBERDADE: VARIAÇÕES DO CONCEITO DE LIBERDADE EM JAMIL CURY, ANTÔNIO REZENDE E MOACIR GADOTTI.
Silva, André Gustavo Ferreira da – UFPE

FILOSOFIAS CONFLITIVAS, PEDAGOGIAS ANTAGÔNICAS
Silva, Ilton Benoni da – Unesc (CNPq)

“MODELO E EDUCAÇÃO EM NIETZSCHE”
SILVA, Marinete Araújo da – UNIRIO

COTIDIANO E FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: MEDIAÇÕES
SILVA, Vandeí Pinto da – UNESP

PROGRAMA DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS DE MATTHEW LIPMAN: UMA CONCEPÇÃO LIBERAL DA EDUCAÇÃO
SILVEIRA, Renê José Trentin – UNICAMP

ÉTICA, CIUDADANÍA Y EDUCACIÓN PARA LA TOLERANCIA: UNA APROXIMACIÓN AL PENSAMIENTO DE JÜNGER HABERMAS
SOUZA, Marcelo Gustavo Andrade de - PUC-Río / Universidad de Valencia (CNPq)

QUAL A RELAÇÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA COM A CULTURA JUVENIL?
Tomazetti, Elisete Medianeira – UFSM
Gallina, Simone Freitas da Silva – UNICAMP

SUBJETIVIDADE, MEMÓRIA, EXPERIÊNCIA: SOBRE ALGUNS ESCRITOS DE WALTER BENJAMIN E THEODOR W. ADORNO SOBRE O TEMA DA INFÂNCIA
VAZ, Alexandre Fernandez - PPGE/UFSC (CNPq/FAPESC)

A PRAGMÁTICA UNIVERSAL DE HABERMAS E A APROPRIAÇÃO DA IDÉIA DE CONSENSO PELA EDUCAÇÃO
Viero, Catia Piccolo – UFSC
Jantsch, Ari Paulo – UFSC (CNPq)

Pôsteres

NOTAS FILOSÓFICAS PARA PENSAR A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO, PRAZER E DESEJO.
GUZMÁN, María José - U.E.R.J (CAPES)

A FILOSOFIA COMO EXPERIÊNCIA UMA PERSPECTIVA DELEUZIANA
LÓPEZ, Maximiliano – UERJ (CNPq)

ENSINO DE FILOSOFIA: METODOLOGIA PARA OS NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO
MARQUES, Cassio Donizete – UNISAL,
EVANGELISTA, Francisco – UNISAL,
MARTINS, Marcos Francisco – UNISAL,
GOMES, Paulo de Tarso – UNISAL.

Uma pedagogia revolucionária: ação e formação segundo Walter Benjamin
MITROVITCH, Caroline – UNESP