A
INFLUÊNCIA DOS PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DAS DISCIPLINAS
ESCOLARES: O CASO DA QUÍMICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE
ENSINO SECUNDÁRIO CATARINENSE
Aires, Joanez Aparecida – UFSC
Ern, Edel - UFSC (UNIVALI)
IGUALDADE
DE DIREITOS E DIREITO À DIFERENÇA: INTERFACES NO COTIDIANO
ESCOLAR.
ALMEIDA, Carmen Lúcia de - UFU
CICILLINI, Graça Aparecida – UFU
CURRÍCULO,
PROFESSOR/A: “HABITANTES DE BABEL”
ANDRADE, Elenise Cristina Pires de - UNICAMP
PESQUISANDO
MULTICULTURALISMO E PENSANDO MULTICULTURALMENTE SOBRE PESQUISA NA FORMAÇÃO
DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE CURRÍCULO EM AÇÃO
CANEN, Ana - UFRJ (CNPq)
O
CONTEXTO DA PRÁTICA SUBSIDIANDO O CONTEXTO DE PRODUÇÃO
DO TEXTO POLÍTICO: DIFERENTES USOS E LEITURAS DOS ENVOLVIDOS NO
PROCESSO
DESTRO, Denise de Souza – SMEJF (FAPERJ / CNPq)
DISCURSOS
DO MUNDO DO TRABALHO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
DIAS, Rosanne Evangelista - CApUFRJ / UERJ
ABREU, Rozana Gomes de – CApUFRJ / UERJ (CNPq)
A
DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS NO COLÉGIO PEDRO II: ENTRE AS
INICIATIVAS INOVADORAS E A ESTABILIDADE CURRICULAR
FERREIRA, Marcia Serra - UFRJ
CURRÍCULO-SEM-FIM
OU ENTRE A TOUPEIRA E A SERPENTE: DOS MOLDES E ÀS MODULAÇÕES
FRANCO, Monique –UERJ
LEAL, Rita – URFJ
CURRÍCULO
E IDENTIDADE: A ANFOPE E SEU PAPEL NA (RE)FORMULAÇÃO CURRICULAR
DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres – UERJ
PROPOSTAS
DE VOLUNTARIADO NA ESCOLA: PRODUÇÃO DE SABERES NO CURRÍCULO
KLEIN, Rejane Ramos – UNISINOS (Capes)
Tensões
entre Recontextualização e hibridismo nas políticas
de currículo
LOPES, Alice Casimiro - UERJ / UFRJ (CNPq)
O
CURRÍCULO NO TRABALHO COM NARRATIVAS NO ENSINO SUPERIOR.
MAUÉS, Josenilda – UFPA (PNOPG/CNPq)
OS
LIVROS DIDÁTICOS NAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO
MÉDIO
MELLO, Josefina Carmen Diaz de - UERJ (CNPq)
CURRICULO,
INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO INDIGENA GUARANI/KAIOWÁ
NASCIMENTO, Adir Casaro – UCDB
TENDÊNCIAS
TEÓRICO-METODOLÓGICAS EM ESTUDOS DE POLÍTICA CURRICULAR:
O QUE DIZEM TESES E DISSERTAÇÕES
OLIVEIRA, Ozerina Victor – UFMT / UERJ (Capes)
DIFERENÇA
EM SI NO CURRÍCULO
Paraíso, Marlucy Alves – UFMG (PRPq / UFMG)
ESCOLA
E CULTURA ESCOLAR: GESTÃO CONTROLADA DAS DIFERENÇAS NO/PELO
CURRÍCULO
SILVA, Fabiany de Cássia Tavares — UFMS
MENEGAZZO, Maria Adélia — UFMS (FUNDECTMS)
PCN
DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DE ESCOLAS MINEIRAS
TEIXEIRA, Beatriz de Basto – UFJF (FAPEMIG; PIBIC/CNPq; UFJF)
Pôsteres
De
tempos curriculares e suas ressonâncias
BAGNATO, Maria Helena Salgado - UNICAMP
RENOVATO, Rogério Dias - UEMS
TODOS
IGUAIS... TODOS DIFERENTES... PROBLEMATIZANDO OS DISCURSOS QUE CONSTITUEM
A PRÁTICA CURRICULAR
BARREIROS, Débora – UERJ
A
Instituição de Novos Sentidos para Práticas de Formação
e Processos de Conhecimento
HENRIQUES, Eda Maria de Oliveira – UFF
A
DISCIPLINA ESCOLAR HISTÓRIA: REINTERPRETAÇÕES CURRICULARES
NO CONTEXTO DA PRÁTICA
OLIVEIRA, Ana de – UERJ
ELABORAÇÃO
DOS NOVOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS: NEGOCIAÇÕES
DISPUTAS E RELAÇÕES DE PODER
PASSOS, Carmensita Matos Braga – UFC
“Terceira
série de projeto”: tecendo alternativas curriculares emancipatórias
REZENDE, Denise – UERJ
Competências
nos Livros didáticos de química
SANTOS, Leila Camelo dos – UERJ
POLÍTICAS
DE CURRÍCULO: A ATUAÇÃO DE ESPECIALISTAS EM ENSINO
DE FÍSICA NO CONTEXTO DE PRODUÇÃO
SILVA, Denys Brasil Rodrigues da – UERJ
Literaturizar
como maneira de fazer ciência
TKOTZ, Silvia Beatrix - UERJ (CNPq) |