GT 12 - Currículo
 

A INFLUÊNCIA DOS PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DAS DISCIPLINAS ESCOLARES: O CASO DA QUÍMICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SECUNDÁRIO CATARINENSE
Aires, Joanez Aparecida – UFSC
Ern, Edel - UFSC (UNIVALI)

IGUALDADE DE DIREITOS E DIREITO À DIFERENÇA: INTERFACES NO COTIDIANO ESCOLAR.
ALMEIDA, Carmen Lúcia de - UFU
CICILLINI, Graça Aparecida – UFU

CURRÍCULO, PROFESSOR/A: “HABITANTES DE BABEL”
ANDRADE, Elenise Cristina Pires de - UNICAMP

PESQUISANDO MULTICULTURALISMO E PENSANDO MULTICULTURALMENTE SOBRE PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE CURRÍCULO EM AÇÃO
CANEN, Ana - UFRJ (CNPq)

O CONTEXTO DA PRÁTICA SUBSIDIANDO O CONTEXTO DE PRODUÇÃO DO TEXTO POLÍTICO: DIFERENTES USOS E LEITURAS DOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO
DESTRO, Denise de Souza – SMEJF (FAPERJ / CNPq)

DISCURSOS DO MUNDO DO TRABALHO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
DIAS, Rosanne Evangelista - CApUFRJ / UERJ
ABREU, Rozana Gomes de – CApUFRJ / UERJ (CNPq)

A DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS NO COLÉGIO PEDRO II: ENTRE AS INICIATIVAS INOVADORAS E A ESTABILIDADE CURRICULAR
FERREIRA, Marcia Serra - UFRJ

CURRÍCULO-SEM-FIM OU ENTRE A TOUPEIRA E A SERPENTE: DOS MOLDES E ÀS MODULAÇÕES
FRANCO, Monique –UERJ
LEAL, Rita – URFJ

CURRÍCULO E IDENTIDADE: A ANFOPE E SEU PAPEL NA (RE)FORMULAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres – UERJ

PROPOSTAS DE VOLUNTARIADO NA ESCOLA: PRODUÇÃO DE SABERES NO CURRÍCULO
KLEIN, Rejane Ramos – UNISINOS (Capes)

Tensões entre Recontextualização e hibridismo nas políticas de currículo
LOPES, Alice Casimiro - UERJ / UFRJ (CNPq)

O CURRÍCULO NO TRABALHO COM NARRATIVAS NO ENSINO SUPERIOR.
MAUÉS, Josenilda – UFPA (PNOPG/CNPq)

OS LIVROS DIDÁTICOS NAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
MELLO, Josefina Carmen Diaz de - UERJ (CNPq)

CURRICULO, INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO INDIGENA GUARANI/KAIOWÁ
NASCIMENTO, Adir Casaro – UCDB

TENDÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS EM ESTUDOS DE POLÍTICA CURRICULAR: O QUE DIZEM TESES E DISSERTAÇÕES
OLIVEIRA, Ozerina Victor – UFMT / UERJ (Capes)

DIFERENÇA EM SI NO CURRÍCULO
Paraíso, Marlucy Alves – UFMG (PRPq / UFMG)

ESCOLA E CULTURA ESCOLAR: GESTÃO CONTROLADA DAS DIFERENÇAS NO/PELO CURRÍCULO
SILVA, Fabiany de Cássia Tavares — UFMS
MENEGAZZO, Maria Adélia — UFMS (FUNDECTMS)

PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DE ESCOLAS MINEIRAS
TEIXEIRA, Beatriz de Basto – UFJF (FAPEMIG; PIBIC/CNPq; UFJF)

 

Pôsteres

De tempos curriculares e suas ressonâncias
BAGNATO, Maria Helena Salgado - UNICAMP
RENOVATO, Rogério Dias - UEMS

TODOS IGUAIS... TODOS DIFERENTES... PROBLEMATIZANDO OS DISCURSOS QUE CONSTITUEM A PRÁTICA CURRICULAR
BARREIROS, Débora – UERJ

A Instituição de Novos Sentidos para Práticas de Formação e Processos de Conhecimento
HENRIQUES, Eda Maria de Oliveira – UFF

A DISCIPLINA ESCOLAR HISTÓRIA: REINTERPRETAÇÕES CURRICULARES NO CONTEXTO DA PRÁTICA
OLIVEIRA, Ana de – UERJ

ELABORAÇÃO DOS NOVOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS: NEGOCIAÇÕES DISPUTAS E RELAÇÕES DE PODER
PASSOS, Carmensita Matos Braga – UFC

“Terceira série de projeto”: tecendo alternativas curriculares emancipatórias
REZENDE, Denise – UERJ

Competências nos Livros didáticos de química
SANTOS, Leila Camelo dos – UERJ

POLÍTICAS DE CURRÍCULO: A ATUAÇÃO DE ESPECIALISTAS EM ENSINO DE FÍSICA NO CONTEXTO DE PRODUÇÃO
SILVA, Denys Brasil Rodrigues da – UERJ

Literaturizar como maneira de fazer ciência
TKOTZ, Silvia Beatrix - UERJ (CNPq)