AS
REFORMAS EDUCACIONAIS E O “CHOQUE DE GESTÃO”: A PRECARIZAÇÃO
DO TRABALHO DOCENTE
AUGUSTO, Maria Helena Oliveira Gonçalves – UFMG
Professores,
técnicos ou engenheiros? Identidades profissionais face à
reforma do ensino técnico
BÚRIGO, Elisabete Zardo – UFRGS
SABERES,
QUALIFICAÇÕES E COMPETÊNCIAS: QUALIDADES HUMANAS NA
ATIVIDADE DE TRABALHO
CUNHA, Daisy Moreira – FAE/UFMG
A
PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
FIOD, Edna Garcia Maciel – UNOESC – UFSC (UNOESC – PIBIC
– CNPq)
A
PEDAGOGIA DE COMPETÊNCIAS NA REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
NO BRASIL: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA ESCOLAR
FIRMINO, Carlos Antônio Barbosa – UFU
CUNHA, Ana Maria de Oliveira – UFU
(DES)CONTINUIDADES
E CONTRADIÇÕES DO ENSINO TÉCNICO NO CEFET/SC –
UNIDADE DE JARAGUÁ DO SUL
FLORIANI, Eliane Spliter – UFSC
PROFISSIONALIZAÇÃO
DOCENTE E LEITURA
FORMAGGIO, Filomena Maria – UnC
TRABALHO
QUALIFICANTE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – PERSPECTIVAS
PARA A FORMAÇÃO NA ESCOLA E NA FÁBRICA
MARKERT – Werner – UFC
O
trabalho docente na acumulação flexível
MIRANDA, Kênia – UFF
As
novas singularidades do capitalismo e a possibilidade da escola unitária
OLIVEIRA, Ramon de – UFPE
O
DEBATE DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NAS CONFERÊNCIAS NACIONAIS
DE SAÚDE
PEREIRA, Isabel Brasil – FIOCRUZ – UERJ (FIOCRUZ)
Trabalho
improdutivo e ideologia estética As relações sociais
de produção de arte e a formação estético-cultural
no Brasil
REIS, Ronaldo Rosas – UFF (CNPq)
EDUCAÇÃO
SUPERIOR E CONHECIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE:CONVERGÊNCIAS ENTRE
AS PROPOSTAS DA CNI E DO GOVERNO LULA PARA A REFORMA UNIVERSITÁRIA
RODRIGUES, José – UFF (CNPq – FAPERJ)
PROJETO
ESCOLA DE FÁBRICA – ATENDENDO A “POBRES E DESVALIDOS
DA SORTE” DO SÉCULO XXI
RUMMERT, Sonia Maria – UFF (CNPq)
OS
PAPÉIS DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NA CONSTITUIÇÃO
DOS SUJEITOS: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOS
TRABALHADORES
SANTOS, Ademir Valdir dos – UNERJ
REFORMA
DO ENSINO MÉDIO: O DISCURSO DA ADEQUAÇÃO ÀS
NECESSIDADES DA PRODUÇÃO E A NATURALIZAÇÃO
DA EXCLUSÃO
SUHR, Inge Renate Fröse - UFPR
TRABALHO
E EDUCAÇÃO: DIMENSÃO ÈTICA E PERSPECTIVA ONTOLÓGICA
TASSIGNY, Mônica Mota – UNIFOR – UFC
PEDAGOGIA
DAS COMPETÊNCIAS E DIRETRIZES CURRICULARES: A ESTETIZAÇÃO
DAS RELAÇÕES ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO
TROJAN, Rose Meri – UFPR
Neoliberalismo
e o princípio da competência para o trabalho e a educação
nos discursos de fernando henrique cardoso: da ideologia à pedagogia
do imponderável
ZORZAL, Marcos – UFSCar (CAPES)
Pôsteres
A
INSTITUCIONALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PARÁ
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima – UFPA (CNPq)
O
PROFESSOR FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS
NO TRABALHO DOCENTE
ARRUDA, Eucidio - Universidade FUMEC (FUNADESP)
A
SÍNDROME DE BURNOUT EM TRABALHADORES DO ENSINO: DOENÇA PROFISSIONAL.
CAMPOS-SILVA, Guacira.A.G. – PPGE/UFMT
ESTUDO
DO PERFIL PROFISSIONAL E DA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO
TECNÓLOGO EM ESTÉTICA: ESTUDO DE CASO
CARVALHO, Célia Regina Fernandes de - FIOCRUZ/IOC
ANÁLISE
DA CATEGORIA TRABALHO. SUA ABORDAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA
E FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO
Coan, Marival – UFSC
HEGEMONIA
E ESTADO SOCIAL MÍNIMO: A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL
DE SAÚDE NAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
SANTOS, Aparecida de F. Tiradentes dos - FIOCRUZ/EPSJV
DUARTE, Ana Júlia C. - FIOCRUZ/EPSJV
FREITAS, Ana Paula M. de - FIOCRUZ/EPSJV
SANT’ANNA, Liliane da S. - FIOCRUZ/EPSJV
AMENDOLA, Michelle da S. - FIOCRUZ/EPSJV
MENEZES, Sérgio F. de - FIOCRUZ/EPSJV
ALVES, Simone M. - FIOCRUZ/EPSJV/ UFJF
SILVA, Valdemar F. da - FIOCRUZ/EPSJV/ FEUC
ESCOLHA
PROFISSIONAL DE ADOLESCENTES EM CARREIRAS TÉCNICAS NO CENTRO FEDERAL
DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ
TEODORO, Elinilze – UFPA |