GT 8 - Formação de Professores
 

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS: UMA EXPERIÊNCIA EM ASSENTAMENTO RURAL
ALMEIDA, Célia Maria de Castro – Uniube
MOREIRA, Marta Candido – UNIPAC – FEU

A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES EM FACE DOS SABERES DOCENTES
ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de – UNICAMP – UNITAU
BIAJONE, Jefferson – UNICAMP

AS REDES DE CONHECIMENTOS TECIDAS NA RELAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E INTERATIVIDADE: O CONTEXTO DO PROJETO “SALTO PARA O FUTURO”
ALMEIDA, Rosilene Souza – UERJ

A APRENDIZAGEM DOCENTE NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
ARAÚJO, Elaine Sampaio – USP/RP
MOURA, Manoel Oriosvaldo de – USP (CAPES)

UMA VEZ NORMALISTA, SEMPRE NORMALISTA: A PRESENÇA DO MÉTODO DE ENSINO INTUITIVO NA CONSTRUÇÃO DE UM HABITUS PEDAGÓGICO (ESCOLA NORMAL CATARINENSE - 1911/1935)
AURAS, Gladys Mary Teive – UDESC

A AUSÊNCIA DA CRIANÇA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO
BATISTA, Ezir Mafra – UFSC

MOACYR LATERZA: A EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA NA PROFESSORALIDADE
BERNARDES, Sueli Teresinha de Abreu – UFG – Uniube

RE-CONSTRUIR A ESCOLA? UM DESAFIO PARA OS DOCENTES DO SECUNDÁRIO
BORGES, Cecilia – Universidade de Montreal (CRSH)

REFLEXÕES SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE: ANTIGAS PROFESSORAS FALAM SOBRE O PASSADO E O PRESENTE DA PROFESSORA PRIMÁRIA
CASTRO, Magali de – PUC-Minas

CONSTRUÇÃO CURRICULAR COMO EDUCAÇÃO DE PROFESSORES - O CASO DAS DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS DE HISTÓRIA NO PARANÁ
CERRI, Luis Fernando – UEPG

PROFESSORAS INICIANTES: SITUAÇÕES DIFÍCEIS ENFRENTADAS NO INÍCIO DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
CORSI, Adriana Maria – UFSCar

A MUDANÇA DA CULTURA DOCENTE EM UM CONTEXTO DE TRABALHO COLABORATIVO DE INTRODUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA ESCOLAR
COSTA, Gilvan Luiz Machado – Unisul

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PESQUISA – O QUE DIZEM OS PROFESSORES?
FARIAS, Isabel Maria Sabino de – UECE (FUNCAP/CE)

POLITICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM BELÉM DO PARÁ: DILEMAS E DESAFIOS DO PROJETO ESCOLA CABANA
FERREIRA, Diana Lemes – UFPA

APRENDENDO A ENSINAR E A SER PROFESSOR: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
FERREIRA, Lílian Aparecida – UNESP – UFSCar
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues – UFSCar

TRABALHO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL: A PRÁTICA DE ENSINO – APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
FONTANA, Roseli Aparecida Cação – UNICAMP
GUEDES-PINTO, Ana Lúcia – UNICAMP

A CULTURA DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: SABERES E PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM CONTEXTO DE AÇÕES SITUADAS
GARIGLIO, José Ângelo - CEFET-MG (CAPES)

A QUESTÃO HOMOSSEXUAL E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
GRANÚZZIO, Patrícia Magri – UNIMEP

A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A DIVERSIDADE: UM ESTUDO DA REDE MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA
LADE, Marcela Lazzarini de – UFJF

DOCÊNCIA ARTISTA: ARTE, GÊNERO E ÉTICO-ESTÉTICA DOCENTE
LOPONTE, Luciana Gruppelli – UNISC – UFRGS

ANÁLISE DO ESTUDO COLETIVO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS, DE 5ª À 8ª SÉRIE, DO ENSINO FUNDAMENTAL: DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS
MACHADO, Vera de Mattos – UFMS

DOCÊNCIA E DEVIR: COM A PALAVRA A PROFESSORA...
MIRANDA, Maria Salete de – UFSC

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO
MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda – UFMT (CAPES)

MODIFICAÇÕES NAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO CICLO INICIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: CONSTATAÇÕES A PARTIR DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA
Neira, Marcos Garcia – USP

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DESENVOLVIMENTO DOCENTE: ENTRE DISCURSOS E PRÁTICAS
NUNES, Ana Ignez Belém Lima – UECE (CNPq)

PESQUISA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE NA VISÃO DE FORMADORES DE PROFESSORES
OLIVEIRA, Ana Teresa de C. C. de – PUC-Rio
FERREIRA, Augusto César Rosito – PUC-Rio
CRUZ, Giseli Barreto da – PUC-Rio
BOING, Luiz Alberto – PUC-Rio
WALDHELM, Monica – PUC-Rio
ALBUQUERQUE, Sabrina B. G. de – PUC-Rio (CNPq)

POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Oliveira, Maria Cristina Araújo de – PUC-SP

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: CULTURA PROFISSIONAL E DESAFIOS DA PROFISSIONALIZAÇÃO
PAPI, Silmara de Oliveira Gomes – UEPG

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES E O ACÚMULO DE CONHECIMENTO
PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira – PUC/SP
KNOBLAUCH, Adriane – PUC/SP (CAPES / CNPq)

A ESCOLA NORMAL E A FORMAÇÃO DA PROFESSORA PRIMÁRIA EM MINAS GERAIS: de normalista linda a guardiã dos princípios morais e dos bons costumes.
PEREIRA, Maria José de Morais – UI

O IMPACTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO SUPERIOR E SAÚDE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ODONTOLOGIA NUMA DIMENSÃO CRÍTICA
PÉRET, Adriana de Castro Amédée – UFMG

Mudanças e inovações pedagógicas na formação continuada dos docente
RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de – UnB
FORTES, Rodolfo Medeiros Cunha – UnB

DIÁLOGOS SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES: UMA PESQUISA EM DISCUSSÃO
RODRIGUES, Janine Marta Coelho – UFPB
RÊGO, Rogéria Gaudencio do – UFPB

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DA INFORMÁTICA NAS ESCOLAS: EVIDÊNCIAS DA PRÁTICA
ROSALEN, Marilena – UNIMEP
MAZZILLI, Sueli – UNIMEP (FAP – UNIMEP)

O ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIVERSOS OLHARES
SANTOS, Helena Maria dos – Univap (CAPES)

Os centros de referência para a formação continuada de professores: algumas alternativas em busca da autonomia
SANTOS, Sonia Regina Mendes dos – UERJ

VÍNCULOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE O PEC-FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA
SARMENTO, Maristela Lobão de Moraes – PUC-SP

FORÇAS ATUANTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE LÍNGUA INGLESA
SILVA, Ademar da – UFSCar
MARGONARI, Denise Maria – UNESP/Araraquara

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: PROJETOS EM DISPUTA (1987-2001)
SILVA, Andréia Ferreira da – UFG (PICDT – CAPES)

A CIDADANIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
SOARES, Sandra Regina – UEFS

PROBLEMATIZAÇÃO DE CONCEITOS E PRÁTICAS: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA NO LEVANTAMENTO DE QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS E SOCIOLÓGICAS
SUTIL, Noemí – UEPG (CAPES)

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UM SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO: O REPENSAR DA GESTÃO PEDAGÓGICA
TEIXEIRA, Vania Laneuville – UFF – FME

DESIGUALDADES NAS RELAÇÕES UNIVERSIDADE-ESCOLA EM AÇÕES DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
TERRAZAN, Eduardo Adolfo – UFSM
SANTOS, Maria Eliza Gama – UFSM
LISOVSKI, Lisandra Almeida – UFSM (CNPq)

BRASIL E ARGENTINA: UMA COMPREENSÃO HISTÓRICA-POLÍTICA DA FORMAÇÃO DOCENTE
TORRIGLIA, Patrícia Laura – UFSC – UNISUL (CNPq)

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ENCONTROS NACIONAIS DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO: 1994-2000
VENTORIM, Silvana – UFES (CAPES)

Pôsteres

UNIVERSIDADE E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ALGUMAS REFLEXÕES
AMBROSETTI, Neusa Banhara – UNITAU
RIBEIRO, Maria Teresa de Moura – UNITAU

SOBRE OS FATORES COLABORATIVOS DA FORMAÇÃO DOCENTE
AZAMBUJA, Guacira de - Unisinos (Capes)

ESTRATÉGIAS FORMATIVAS COMO ELEMENTO INTEGRADOR NA EDUCAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
AZEVEDO, Maria Antonia Ramos de - USP
ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de – PUCSP

Pesquisa na formação do professor: a perspectiva dos ex-alunos
ENS, Romilda Teodora – PUCPR/PUCSP

O cotidiano escolar e a formação do professor: perplexidades e alternativas frente ao fenômeno da (in)disciplina
FORSTER, Mari Margarete dos Santos – UNISINOS (CNPq/FAPERGS)

FORMAÇÃO CONTÍNUA: O ENCAIXE ENTRE PROJETOS
ISHIHARA, Cristiane Akemi– FEUSP

APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: DILEMAS PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES INICIANTES
LIMA, Ana Carla Ramalho Evangelista – UNEB

APRENDENDO A SER PROFESSOR NO INÍCIO DA CARREIRA: UM OLHAR A PARTIR DA ANPED
MARIANO, André Luiz Sena – UFSCar (CAPES)

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE Educação Infantil: apreciações bibliográficas
RAUPP, Marilene Dandolini - CED/UFSC

ALGUNS SABERES NECESSÁRIOS PARA PROFESSORAS E PROFESSORES DE JOVENS E ADULTOS
SAMPAIO, Marisa Narcizo – UFF