EDUCAÇÃO
INTERCULTURAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS: UMA EXPERIÊNCIA
EM ASSENTAMENTO RURAL
ALMEIDA, Célia Maria de Castro – Uniube
MOREIRA, Marta Candido – UNIPAC – FEU
A
FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES EM FACE DOS SABERES DOCENTES
ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de – UNICAMP – UNITAU
BIAJONE, Jefferson – UNICAMP
AS
REDES DE CONHECIMENTOS TECIDAS NA RELAÇÃO FORMAÇÃO
CONTINUADA DE PROFESSORES E INTERATIVIDADE: O CONTEXTO DO PROJETO “SALTO
PARA O FUTURO”
ALMEIDA, Rosilene Souza – UERJ
A
APRENDIZAGEM DOCENTE NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
ARAÚJO, Elaine Sampaio – USP/RP
MOURA, Manoel Oriosvaldo de – USP (CAPES)
UMA
VEZ NORMALISTA, SEMPRE NORMALISTA: A PRESENÇA DO MÉTODO
DE ENSINO INTUITIVO NA CONSTRUÇÃO DE UM HABITUS PEDAGÓGICO
(ESCOLA NORMAL CATARINENSE - 1911/1935)
AURAS, Gladys Mary Teive – UDESC
A
AUSÊNCIA DA CRIANÇA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA
SOBRE A ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO
BATISTA, Ezir Mafra – UFSC
MOACYR
LATERZA: A EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA NA PROFESSORALIDADE
BERNARDES, Sueli Teresinha de Abreu – UFG – Uniube
RE-CONSTRUIR
A ESCOLA? UM DESAFIO PARA OS DOCENTES DO SECUNDÁRIO
BORGES, Cecilia – Universidade de Montreal (CRSH)
REFLEXÕES
SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE: ANTIGAS PROFESSORAS FALAM SOBRE O PASSADO
E O PRESENTE DA PROFESSORA PRIMÁRIA
CASTRO, Magali de – PUC-Minas
CONSTRUÇÃO
CURRICULAR COMO EDUCAÇÃO DE PROFESSORES - O CASO DAS DIRETRIZES
CURRICULARES ESTADUAIS DE HISTÓRIA NO PARANÁ
CERRI, Luis Fernando – UEPG
PROFESSORAS
INICIANTES: SITUAÇÕES DIFÍCEIS ENFRENTADAS NO INÍCIO
DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
CORSI, Adriana Maria – UFSCar
A
MUDANÇA DA CULTURA DOCENTE EM UM CONTEXTO DE TRABALHO COLABORATIVO
DE INTRODUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA ESCOLAR
COSTA, Gilvan Luiz Machado – Unisul
CONCEPÇÕES
E PRÁTICAS DE PESQUISA – O QUE DIZEM OS PROFESSORES?
FARIAS, Isabel Maria Sabino de – UECE (FUNCAP/CE)
POLITICAS
DE FORMAÇÃO DOCENTE EM BELÉM DO PARÁ: DILEMAS
E DESAFIOS DO PROJETO ESCOLA CABANA
FERREIRA, Diana Lemes – UFPA
APRENDENDO
A ENSINAR E A SER PROFESSOR: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DE
UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA PROFESSORES
DE EDUCAÇÃO FÍSICA
FERREIRA, Lílian Aparecida – UNESP – UFSCar
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues – UFSCar
TRABALHO
DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL: A PRÁTICA DE ENSINO
– APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
FONTANA, Roseli Aparecida Cação – UNICAMP
GUEDES-PINTO, Ana Lúcia – UNICAMP
A
CULTURA DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
SABERES E PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM CONTEXTO DE AÇÕES
SITUADAS
GARIGLIO, José Ângelo - CEFET-MG (CAPES)
A
QUESTÃO HOMOSSEXUAL E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
GRANÚZZIO, Patrícia Magri – UNIMEP
A
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A DIVERSIDADE: UM ESTUDO DA REDE
MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA
LADE, Marcela Lazzarini de – UFJF
DOCÊNCIA
ARTISTA: ARTE, GÊNERO E ÉTICO-ESTÉTICA DOCENTE
LOPONTE, Luciana Gruppelli – UNISC – UFRGS
ANÁLISE
DO ESTUDO COLETIVO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
DE CIÊNCIAS, DE 5ª À 8ª SÉRIE, DO ENSINO
FUNDAMENTAL: DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS
MACHADO, Vera de Mattos – UFMS
DOCÊNCIA
E DEVIR: COM A PALAVRA A PROFESSORA...
MIRANDA, Maria Salete de – UFSC
DESENVOLVIMENTO
PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO
MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda – UFMT (CAPES)
MODIFICAÇÕES
NAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO CICLO INICIAL DO ENSINO
FUNDAMENTAL ACERCA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: CONSTATAÇÕES
A PARTIR DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA
Neira, Marcos Garcia – USP
FORMAÇÃO
CONTINUADA PARA O DESENVOLVIMENTO DOCENTE: ENTRE DISCURSOS E PRÁTICAS
NUNES, Ana Ignez Belém Lima – UECE (CNPq)
PESQUISA
NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE NA VISÃO
DE FORMADORES DE PROFESSORES
OLIVEIRA, Ana Teresa de C. C. de – PUC-Rio
FERREIRA, Augusto César Rosito – PUC-Rio
CRUZ, Giseli Barreto da – PUC-Rio
BOING, Luiz Alberto – PUC-Rio
WALDHELM, Monica – PUC-Rio
ALBUQUERQUE, Sabrina B. G. de – PUC-Rio (CNPq)
POSSIBILIDADES
DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Oliveira, Maria Cristina Araújo de – PUC-SP
DESENVOLVIMENTO
PROFISSIONAL DE PROFESSORES: CULTURA PROFISSIONAL E DESAFIOS DA PROFISSIONALIZAÇÃO
PAPI, Silmara de Oliveira Gomes – UEPG
FORMAÇÃO
DE PROFESSORES EM RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES E O ACÚMULO
DE CONHECIMENTO
PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira – PUC/SP
KNOBLAUCH, Adriane – PUC/SP (CAPES / CNPq)
A
ESCOLA NORMAL E A FORMAÇÃO DA PROFESSORA PRIMÁRIA
EM MINAS GERAIS: de normalista linda a guardiã dos princípios
morais e dos bons costumes.
PEREIRA, Maria José de Morais – UI
O
IMPACTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
SUPERIOR E SAÚDE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ODONTOLOGIA
NUMA DIMENSÃO CRÍTICA
PÉRET, Adriana de Castro Amédée – UFMG
Mudanças
e inovações pedagógicas na formação
continuada dos docente
RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de – UnB
FORTES, Rodolfo Medeiros Cunha – UnB
DIÁLOGOS
SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES: UMA PESQUISA EM DISCUSSÃO
RODRIGUES, Janine Marta Coelho – UFPB
RÊGO, Rogéria Gaudencio do – UFPB
FORMAÇÃO
DE PROFESSORES PARA O USO DA INFORMÁTICA NAS ESCOLAS: EVIDÊNCIAS
DA PRÁTICA
ROSALEN, Marilena – UNIMEP
MAZZILLI, Sueli – UNIMEP (FAP – UNIMEP)
O
ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIVERSOS
OLHARES
SANTOS, Helena Maria dos – Univap (CAPES)
Os
centros de referência para a formação continuada de
professores: algumas alternativas em busca da autonomia
SANTOS, Sonia Regina Mendes dos – UERJ
VÍNCULOS
DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO CRÍTICO
SOBRE O PEC-FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA
SARMENTO, Maristela Lobão de Moraes – PUC-SP
FORÇAS
ATUANTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO
DE LÍNGUA INGLESA
SILVA, Ademar da – UFSCar
MARGONARI, Denise Maria – UNESP/Araraquara
A
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
NO BRASIL: PROJETOS EM DISPUTA (1987-2001)
SILVA, Andréia Ferreira da – UFG (PICDT – CAPES)
A
CIDADANIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
SOARES, Sandra Regina – UEFS
PROBLEMATIZAÇÃO
DE CONCEITOS E PRÁTICAS: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA NO LEVANTAMENTO
DE QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS E SOCIOLÓGICAS
SUTIL, Noemí – UEPG (CAPES)
A
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UM SISTEMA MUNICIPAL
DE ENSINO: O REPENSAR DA GESTÃO PEDAGÓGICA
TEIXEIRA, Vania Laneuville – UFF – FME
DESIGUALDADES
NAS RELAÇÕES UNIVERSIDADE-ESCOLA EM AÇÕES
DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
TERRAZAN, Eduardo Adolfo – UFSM
SANTOS, Maria Eliza Gama – UFSM
LISOVSKI, Lisandra Almeida – UFSM (CNPq)
BRASIL
E ARGENTINA: UMA COMPREENSÃO HISTÓRICA-POLÍTICA DA
FORMAÇÃO DOCENTE
TORRIGLIA, Patrícia Laura – UFSC – UNISUL (CNPq)
A
FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR NA PRODUÇÃO
CIENTÍFICA DOS ENCONTROS NACIONAIS DE DIDÁTICA E PRÁTICA
DE ENSINO: 1994-2000
VENTORIM, Silvana – UFES (CAPES)
Pôsteres
UNIVERSIDADE
E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ALGUMAS REFLEXÕES
AMBROSETTI, Neusa Banhara – UNITAU
RIBEIRO, Maria Teresa de Moura – UNITAU
SOBRE
OS FATORES COLABORATIVOS DA FORMAÇÃO DOCENTE
AZAMBUJA, Guacira de - Unisinos (Capes)
ESTRATÉGIAS
FORMATIVAS COMO ELEMENTO INTEGRADOR NA EDUCAÇÃO INICIAL
E CONTINUADA DE PROFESSORES
AZEVEDO, Maria Antonia Ramos de - USP
ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de – PUCSP
Pesquisa
na formação do professor: a perspectiva dos ex-alunos
ENS, Romilda Teodora – PUCPR/PUCSP
O
cotidiano escolar e a formação do professor: perplexidades
e alternativas frente ao fenômeno da (in)disciplina
FORSTER, Mari Margarete dos Santos – UNISINOS (CNPq/FAPERGS)
FORMAÇÃO
CONTÍNUA: O ENCAIXE ENTRE PROJETOS
ISHIHARA, Cristiane Akemi– FEUSP
APRENDIZAGEM
DA DOCÊNCIA: DILEMAS PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES INICIANTES
LIMA, Ana Carla Ramalho Evangelista – UNEB
APRENDENDO
A SER PROFESSOR NO INÍCIO DA CARREIRA: UM OLHAR A PARTIR DA ANPED
MARIANO, André Luiz Sena – UFSCar (CAPES)
A
FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE Educação Infantil:
apreciações bibliográficas
RAUPP, Marilene Dandolini - CED/UFSC
ALGUNS
SABERES NECESSÁRIOS PARA PROFESSORAS E PROFESSORES DE JOVENS E
ADULTOS
SAMPAIO, Marisa Narcizo – UFF |