GT 4 - Didática
 
SABERES, SUJEITOS E LINGUAGEM: NOTAS SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA DIDÁTICA CRITICA INTERCULTURAL
ANHORN, Carmen Teresa Gabriel – UFRJ – PUC-Rio

A FRAGILIDADE DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE – O CASO DO PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS
FERNANDES, Maria José da Silva – UNESP

A PRÁXIS PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE
FRANCO, Maria Amélia Santoro – UNISANTOS

SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE EDUCADORAS DE CRIANÇAS PEQUENAS: CAMINHOS DE FORMAÇÃO, ESTÁGIO E PESQUISA
GOMES, Marineide de Oliveira – CUFSA

DIDÁTICA DE CIÊNCIAS DA TERRA: CIDADE E AMBIENTE COMO FOCOS PARA O ENSINO MÉDIO
GONÇALVES, Pedro Wagner – UNICAMP
SICCA, Natalina Aparecida Laguna - CUML (FAPESP/CNPq)

COTIDIANO ESCOLAR E CULTURA(S): DIALOGANDO COM
OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA

KOFF, Adélia Maria Nehme Simão e – UNESA – PUC-Rio

DECIFRA-ME OU TE DEVORO: O QUE PODE O PROFESSOR FRENTE AO MANUAL ESCOLAR?
MAHEU, Cristina Maria d’Ávila Teixeira – UNEB

O ENSINO DA GEOGRAFIA EM QUESTÃO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO MÉDIO
MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski – UPF

A LEITURA COM USO DE SUPORTES VIRTUAIS: UMA NOVA QUESTÃO DIDÁTICA
PAN, Maria Claudia de Oliveira – UNESA
VILARINHO, Lúcia Regina Goulart – UNESA

A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: SABERES E IDENTIDADES
PINTO, Maria das Graças C. da S. M. Gonçalves – UNISINOS – Unifra

SITUAÇÕES DIDÁTICAS E SOCIALIZAÇÃO DE PROFESSORAS EM AÇÕES DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
SAMBUGARI, Márcia Regina do Nascimento – UNESP – UFMS (CNPq)

DA DISCIPLINARIDADE À TRANSDISCIPLINARIDADE: OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS
SANTOS, Akiko – UFRRJ
SANTOS, Ana Cristina Souza dos – UFRRJ

APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO ESCOLAR: A INTERFACE PESQUISA E DOCÊNCIA
SILVA, Jefferson Ildefonso da - UNISANTOS

Pôsteres

PROJETOS DE TRABALHO: Considerações e prospecções
COPPETE, Maria Conceição - UDESC – SC

AS QUESTÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS LICENCIATURAS
FERNANDES, Cleoni Maria Barboza - UNISINOS / CNPq
FERNANDES, Sônia Regina de Souza - UNISINOS / CAPES (CNPq/CAPES)

Diversidade e saberes no ensino superior
LEITE, Miriam S. - PUC-Rio (CNPq)

QUALIDADE DE ENSINO PARA OS LICENCIANDOS DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NOTURNO: CONCEPÇÕES MULTIDIMENSIONAIS
PAPA, Patrícia Rodrigues Miziara - CUML
FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan – CUML

O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E OS NOVOS ESPAÇOS FORMATIVOS NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A DOCÊNCIA SUPERIOR
RIVAS, Noeli Prestes Padilha- FFCLRP/USP/SP
CASAGRANDE, Lisete Diniz Ribas – UNAERP/RP