GT 15 - Educação Especial
 

UNIVERSIDADE, EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ALMEIDA, Carina Elisabeth Maciel de.- UCDB (CAPES/PROSUP)

Da Educação Especial à Educação Inclusiva? A proposta de “inclusão escolar” da rede estadual de Goiás no município de Goiânia.
ALMEIDA, Dulce Barros de – UFG

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DE ALUNOS CO DISTÚRBIOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
ALVES, Márcia Doralina - UFSM
NAUJORKS, Maria Inês - UFSM (CAPES)

PRODUÇÃO DE LIVROS BILÍNGÜES: LÍNGUA DE SINAIS E LÍNGUA PORTUGUESA.
CASARIN, Melânia de Melo - UFSM (PROLICEN)

O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA PARA ESTUDANTES SURDOCEGAS
COSTA, Maria da Piedade Resende da – UFSCar
CADER-NASCIMENTO, Fatima Ali Abdalah Abdel - AEUDF (CNPq)

O PROFESSOR NA ESCOLA INCLUSIVA: CONSTRUINDO SABERES
DAL-FORNO, Josiane Pozzatti – UFSM
OLIVEIRA, Valeska Fortes de. – UFSM (CAPES)

O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE COMPUTACIONAL E TELEMÁTICO COM ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL
GALVÃO FILHO, Teófilo Alves - UFBA

FORMAS ORGANIZATIVAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso– UNISUL / UFSC

EDUCAÇÃO X NECESSIDADES ESPECIAIS: UMA QUESTÃO POLÍTICA E DISCURSIVA
LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. – UNICAMP (FAPESP)

ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS E RECURSOS “SURDOS” UTILIZADOS POR UMA PROFESSORA SURDA PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESCRITA
LEBEDEFF, Tatiana Bolívar– UPF (FAPERGS)

ATO FOTOGRÁFICO E PROCESSOS DE INCLUSÃO: ANÁLISE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO
LOPES, Ana Elisabete – PUC Rio

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UMA INVENÇÃO MODERNA
LOPES, Maura Corcini - UNISINOS
FABRIS, Elí Henn – UNISINOS

AS PRÁTICAS CURRICULARES DE SALA DE AULA E A CONSTITUIÇAO DAS DIFERENÇAS DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
LUNARDI, Geovana Mendonça - PUC-SP / UNISUL (CAPES / CNPq)

IDENTIDADE E ESTIGMA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA: UMA LEITURA A PARTIR DE ERVING GOFFMAN
MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva - UECE
DIAS, Ana Maria Iório - UFC (FUNCAP-CE)

ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL PRODUZIDAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNESP, MARÍLIA (1993-2004)
MANZINI, Eduardo José - UNESP (CNPq / CAPES)

AMBIGÜIDADES ESTRUTURAIS E REITERAÇÃO DO MODELO MÉDICO-PSICOLÓGICO COMO MARCAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
MICHELS, Maria Helena - PUC-SP / UNISUL (CNPq)

RETRATOS DA PRÁTICA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA COM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
MOREIRA, Laura Ceretta - UFPR

EDUCAÇÃO DE SURDOS: PERCURSOS E SIGNIFICADOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
MULLER, Márcia Beatriz Cerutti – FEEVALE
KLEIN, Madalena - FEEVALE
LOCKMAN, Kamila - FEEVALE (FAPERGS)

A ESCOLA QUE OS SURDOS QUEREM E A ESCOLA QUE O SISTEMA “PERMITE” CRIAR: ESTUDO DE CASO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
QUADROS, Ronice Müller de. - UFSC (CAPES / FUNCITEC)

INCLUSÃO ESCOLAR E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE UBERLÂNDIA/MG
SOUSA, Sônia Bertoni. – FACISA/UNIPAM – NUTESES/FAEFI/UFU - UFSCar
SILVA, Rossana Valéria de Sousa e. – NUTESES/FAEFI/UFU

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA SURDEZ: UM DIÁLOGO A PARTIR DE FOUCAULT
TEIXEIRA, Keila Cardoso - IPA

Pôsteres

FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ALTERNATIVA INCLUSIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
SILVA, Adriane Giugni da - UEPA/LEPED
PALHANO, Eleanor Gomes da Silva - UFPA/UNAMA

INTERAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (PNEE) POR MEIO DA ARTE
SILVA, Yáskara B.D.R. do Amaral e - FURB
FISCHER, Julianne –FURB