GT 2 - História da Educação
 

INFÂNCIA, HIGIENE & EDUCAÇÃO
BASTOS, Maria Helena Câmara – PUCRS
STEPHANOU, Maria – UFRGS (CNPq)

A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO ANTIGO DISTRITO FEDERAL NOS ANOS 30: A FORMAÇÃO DE HÁBITOS CÍVICOS, BELOS E SADIOS
CHAVES, Miriam Waidenfeld – UFRJ

O INTELECTUAL JOÃO ROBERTO E SUA OBRA “OS SISTEMAS IDEAIS DE EDUCAÇÃO”: UM ESTUDO SOBRE O CAMPO CIENTÍFICO EDUCACIONAL
DANIEL, Leziany Silveira – UFPR

DIAS EM VERMELHO NO CALENDÁRIO: FERIADOS, FESTAS E COMEMORAÇÕES CÍVICAS NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS PAULISTAS (1890-1929)
GALLEGO, Rita de Cássia – USP

A CIRCULAÇÃO DO LIVRO ESCOLAR NO BRASIL OITOCENTISTA
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira – UFMG

A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS NO ASILO DOS EXPOSTOS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO, 1896-1950
KUHLMANN JÚNIOR, Moysés – USF
ROCHA, José Fernando Teles da – USF

IDENTIDADE E CAMPO DE PRODUÇÃO: O LABORATÓRIO DE CURRÍCULOS DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO RIO DE JANEIRO (1975-79)
Lobo, Yolanda Lima – UENF
Faria, Lia – UERJ (FAPERJ)

O PROCESSO ESCOLAR ENTRE IMIGRANTES ITALIANOS NO RIO GRANDE DO SUL
LUCHESE, Terciane Ângela – UCS

O “LIVRO DO POBRE”
MAGALHÃES, Maria das Graças Sandi – USF

EDUCAR PARA A SAÚDE EM MANUAIS DOMÉSTICOS DO SETECENTOS
MARQUES, Vera Regina Beltrão – UFPR

FONTES PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA ABORDAGEM NA LONGA DURAÇÃO (1890-1940)
NOBREGA, Paulo de – UFSC (CAPES)

ESCOLARIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DO CORPO: HISTÓRIA DO CURRÍCULO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA NO PARANÁ (1882-1926)
OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de – UFPR (CNPq)

ANISIO TEIXEIRA E O PLANO DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA
PEREIRA, Eva Waisros – UnB
ROCHA, Lúcia Maria da Franca – UFBA

Culturas escolares e experiências docentes na cidade do Rio de Janeiro (1854-1889): notas de pesquisa
SCHUELER, Alessandra Frota M. de – UERJ

POR UMA HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE
SCOCUGLIA, Afonso Celso – UFPB

INTEGRALISMO E AÇÃO CATÓLICA: SISTEMATIZANDO AS PROPOSTAS POLÍTICAS E EDUCACIONAIS DE PLÍNIO SALGADO, JACKSON DE FIGUEIREDO E ALCEU AMOROSO LIMA NO PERÍODO DE 1921 A 1945
SIMÕES, Renata Duarte – PUC/SP

PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL NOS ANOS DE 1930: ARTHUR RAMOS e ANÍSIO TEIXEIRA
SIRCILLI, Fabíola – USP

“MEDIADOR DO MODERNO”: TÉCNICO PAULISTA NA DIREÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PARANAENSE NOS ANOS VINTE DO NOVECENTOS
SOUZA, Gizele de – UFPR

ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO - URBI ET ORBE
TAMBARA, Elomar – UFPel

ANCORANDO QUADROS DE FORMATURA NA HISTÓRIA INSTITUCIONAL
WERLE, Flávia Obino Corrêa – UNISINOS (CNPq)

Pôsteres

RE-CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO DE ITABUNA-BA: 1930 A 1945
ASSIS, Raimunda Alves Moreira de – UESC – UFF (FAPES)

ASSISTÊNCIA E PROFISSIONALIZAÇÃO DO EXÉRCITO: ELEMENTOS PARA UMA HISTÓRIA DO COLÉGIO MILITAR DA CORTE (1889-1906)
Cunha, Beatriz da Costa e – UERJ (CNPq)

TRÊS VIDAS, O MESMO COLÉGIO, DIFERENTES OLHARES (DÉCADAS DE 1930 E 1940)
Leonardi, Paula – USP

DAS REMINISCÊNCIAS DAS MEMÓRIAS DE PROFESSORAS PRIMÁRIAS ÀS SUAS HISTÓRIAS
Macedo, Marly – UFPI
Ferro, Maria do Amparo Borges – UFPI

A ESCOLA NORMAL DE CAMPOS: TRAJETÓRIA DE UMA INVESTIGAÇÃO
Martinez, Silvia Alicia – UENF
Boynard, Maria Amelia de Almeida Pinto – UENF (FAPERJ)

O INEP e a modernização do ensino brasileiro (anos 1950/1960)
Mendonça, Ana Waleska Pollo Campos – PUC-Rio
Xavier, Libânia Nacif – UFRJ (CNPq)

ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE SANTOS NA PRIMEIRA REPÚBLICA: CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA
Vieira, Marina Tucunduva B. Porto – Unisantos