GT 19 - Educação Matemática
 

TECENDO FIOS QUE CONSTITUEM A MATEMÁTICA ESCOLAR: UM OLHAR DO PESQUISADOR
Anastácio, Maria Queiroga Amoroso – CES-JF / UNINCOR

APRENDIZAGEM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: ANÁLISE DE INTERAÇÕES NA PERSPECTIVA DE COMUNIDADES DE PRÁTICA
Bairral, Marcelo – UFRRJ ( FAPERJ)

CONCEPÇÕES, ATITUDES E CRENÇAS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Cazorla, Irene Mauricio – UESC
Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos – UESC

O FUNCIONAMENTO COGNITIVO E SEMIÓTICO DAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS: PONTO DE ANÁLISE PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Flores, Cláudia R. – UFSC
Moretti, Méricles T. – UFSC ( FAPESC – CNPq)

EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTRATÉGIA DE AULA ALIANDO PESQUISA E RECURSOS MULTIMÍDIAS
Fusco, Cristiana Abud da Silva – PUC-SP

A resolução de problemas de estrutura aditiva de alunos de 3a série do ensino fundamentaL.
Guimarães, Sheila Denize – UCDB (PROSUP)

ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS ÀS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DO CONCEITO DE DERIVADA POR ESTUDANTES DE CURSOS DE EXATAS.
Igliori, Sonia – PUC/SP
Godoy, Luiz Felipe – PUC/SP

REGISTROS SEMIÓTICOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: O ESTUDO DE CASO DE UMA PROFESSORA FRENTE À RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA INTRODUTÓRIO ÀS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS
Kaleff, Ana Maria M. R. – UFF

Saberes experenciais: um estudo sobre a matemática desenvolvida em Educação de Jovens e Adultos (EJA)
KESSLER, Maria Cristina - UNISINOS

INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA DA AULA DE METODOLOGIA DE MATEMÁTICA NUM CURSO DE PEDAGOGIA
Laudares, João Bosco – PUC-Minas

A UTILIZAÇÃO DA ANALISE A PRIORI DE ATIVIDADES EM INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS DE BARRA COMO RECURSO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Lemos, Maria Patrícia Freitas de – UFPI

ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA: ALGUNS ASPECTOS SOBRE A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira – UNOESC

O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
MIGUEL, José Carlos – UNESP

O Desafio de ser e constituir-se professor de Matemática durante os primeiros anos de docência
Rocha, Luciana Parente (Fundação Pró-Cerrado/SEE-GO)
Fiorentini, Dario (FE/Unicamp)

O USO DE DIFERENTES REPRESENTAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DIVISÃO INEXATA: ANALISANDO A CONTRIBUIÇÃO DA CALCULADORA
Selva, Ana Coelho Vieira – UFPE
Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa – UFPE
(FACEPE – MCT/CNPq)

Totalidade: espaço de práxis E formação do educador MAtemático
Silva, Neide de Melo Aguiar – FURB

O PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO, 30 ANOS APÓS O DEBATE ENTRE PIAGET E CHOMSKY
Silva, Vicente Eudes Veras da – UNESA

O ENSINO DA GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS: A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA 4ª SÉRIE E O PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES
VASCONCELLOS, Mônica – UCDB (CAPES)

Modelos Mentais e Subjetividade na Aprendizagem de Física
Villani, Alberto – USP
Carvalho, Lizete Orquiza de – UNESP (CNPq)

CONFLITOS E POSSIBILIDADES NA AÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
ZAIDAN, Samira – UFMG
AUÁREK, Wagner A. – UNI-BH
PAULA, Simone Grace de – FUMEC
FARIA, Juliana Batista – UFMG
PAULA, Maria José – PUC- Minas – UFMG ( PRPq – UFMG – PIBIC-CNPq)


Pôsteres

RESISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA COMPREENSÃO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU POR ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
LOPES, Dejahyr Junior- UFMS
FREITAS, José Luiz Magalhães de - UFMS

AS CONCEPÇÕES E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
MARQUES, Maria Christina Bittencourt de - CUML
UTSUMI, Miriam Cardoso – CUML

INVESTIGANDO A CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE NARRATIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PASSOS, Cármen L.B. - UFSCar-DME
OLIVEIRA, Rosa Maria M.A. de - UFSCar-DME ( ProEx-UFSCar)

INFORMÁTICA EDUCATIVA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EVOLUÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES A PARTIR DE UM CURSO DE CAPACITAÇÃO
SENA, Rebeca Moreira - UFMT
DARSIE, Marta Maria Pontin - UFMT (PAPED)