TECENDO
FIOS QUE CONSTITUEM A MATEMÁTICA ESCOLAR: UM OLHAR DO PESQUISADOR
Anastácio, Maria Queiroga Amoroso – CES-JF / UNINCOR
APRENDIZAGEM
MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: ANÁLISE DE INTERAÇÕES
NA PERSPECTIVA DE COMUNIDADES DE PRÁTICA
Bairral, Marcelo – UFRRJ ( FAPERJ)
CONCEPÇÕES,
ATITUDES E CRENÇAS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA
NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Cazorla, Irene Mauricio – UESC
Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos – UESC
O FUNCIONAMENTO COGNITIVO E SEMIÓTICO
DAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS: PONTO DE ANÁLISE
PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Flores, Cláudia R. – UFSC
Moretti, Méricles T. – UFSC ( FAPESC – CNPq)
EDUCAÇÃO
SUPERIOR: ESTRATÉGIA DE AULA ALIANDO PESQUISA E RECURSOS MULTIMÍDIAS
Fusco, Cristiana Abud da Silva – PUC-SP
A
resolução de problemas de estrutura aditiva de alunos de
3a série do ensino fundamentaL.
Guimarães, Sheila Denize – UCDB (PROSUP)
ATRIBUIÇÃO
DE SIGNIFICADOS ÀS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS
DO CONCEITO DE DERIVADA POR ESTUDANTES DE CURSOS DE EXATAS.
Igliori, Sonia – PUC/SP
Godoy, Luiz Felipe – PUC/SP
REGISTROS
SEMIÓTICOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A COMPREENSÃO DE
CONCEITOS MATEMÁTICOS: O ESTUDO DE CASO DE UMA PROFESSORA FRENTE
À RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA INTRODUTÓRIO ÀS
GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS
Kaleff, Ana Maria M. R. – UFF
Saberes experenciais:
um estudo sobre a matemática desenvolvida em Educação
de Jovens e Adultos (EJA)
KESSLER, Maria Cristina - UNISINOS
INVESTIGAÇÃO
DA PRÁTICA EDUCATIVA DA AULA DE METODOLOGIA DE MATEMÁTICA
NUM CURSO DE PEDAGOGIA
Laudares, João Bosco – PUC-Minas
A
UTILIZAÇÃO DA ANALISE A PRIORI DE ATIVIDADES EM INTERPRETAÇÃO
DE GRÁFICOS DE BARRA COMO RECURSO NA FORMAÇÃO DE
PROFESSORES
Lemos, Maria Patrícia Freitas de – UFPI
ENSINAR
E APRENDER MATEMÁTICA: ALGUNS ASPECTOS SOBRE A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA
NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira – UNOESC
O
PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM MATEMÁTICA:
IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
MIGUEL, José Carlos – UNESP
O
Desafio de ser e constituir-se professor de Matemática durante
os primeiros anos de docência
Rocha, Luciana Parente (Fundação Pró-Cerrado/SEE-GO)
Fiorentini, Dario (FE/Unicamp)
O
USO DE DIFERENTES REPRESENTAÇÕES NA RESOLUÇÃO
DE PROBLEMAS DE DIVISÃO INEXATA: ANALISANDO A CONTRIBUIÇÃO
DA CALCULADORA
Selva, Ana Coelho Vieira – UFPE
Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa – UFPE
(FACEPE – MCT/CNPq)
Totalidade:
espaço de práxis E formação do educador MAtemático
Silva, Neide de Melo Aguiar – FURB
O
PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO, 30 ANOS APÓS O DEBATE
ENTRE PIAGET E CHOMSKY
Silva, Vicente Eudes Veras da – UNESA
O
ENSINO DA GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS: A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
DA 4ª SÉRIE E O PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES
VASCONCELLOS, Mônica – UCDB (CAPES)
Modelos
Mentais e Subjetividade na Aprendizagem de Física
Villani, Alberto – USP
Carvalho, Lizete Orquiza de – UNESP (CNPq)
CONFLITOS E POSSIBILIDADES
NA AÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
ZAIDAN, Samira – UFMG
AUÁREK, Wagner A. – UNI-BH
PAULA, Simone Grace de – FUMEC
FARIA, Juliana Batista – UFMG
PAULA, Maria José – PUC- Minas – UFMG ( PRPq –
UFMG – PIBIC-CNPq)
Pôsteres
RESISTROS DE REPRESENTAÇÃO
SEMIÓTICA NA COMPREENSÃO DE FUNÇÃO DO 1º
GRAU POR ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
LOPES, Dejahyr Junior- UFMS
FREITAS, José Luiz Magalhães de - UFMS
AS CONCEPÇÕES
E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
MARQUES, Maria Christina Bittencourt de - CUML
UTSUMI, Miriam Cardoso – CUML
INVESTIGANDO A
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE NARRATIVAS PARA
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PASSOS, Cármen L.B. - UFSCar-DME
OLIVEIRA, Rosa Maria M.A. de - UFSCar-DME ( ProEx-UFSCar)
INFORMÁTICA
EDUCATIVA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EVOLUÇÃO
DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES A PARTIR DE UM CURSO DE CAPACITAÇÃO
SENA, Rebeca Moreira - UFMT
DARSIE, Marta Maria Pontin - UFMT (PAPED)
|