GT 16 - Educação e Comunicação
 

EDUCAÇÃO PARA A MÍDIA: A TELEVISÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO E OBJETO DE ESTUDO
ACCIOLY, Denise Cortez da Silva – UFRN (CAPES)

SOBRE O CONCEITO DE FORMAÇÃO NO TRABALHO DO ATOR OU COMO NOS TORNAMOS AQUILO QUE SOMOS
ALCÂNTARA, Celina Nunes de - FUNDARTE/UERGS

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA COMPREENSÃO DE MUNDO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ALMEIDA, Juliana Gisi Martins de – UFPR

AS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
BARRETO, Raquel Goulart - UERJ
LEHER, Elizabeth Menezes Teixeira - UFRJ
GUIMARÃES, Glaucia Campos - UERJ
MAGALHÃES, Ligia Karam Corrêa de - UERJ

CONSTRUÇÕES DA AUTONOMIA INTELECTUAL DE ALUNOS DE CURSO NORMAL SUPERIOR NA FORMA DE EaD: UM ENFOQUE PIAGETIANO
BRUM, Susana Mayer – CNEC
MENDES, Tania Scuro– ULBRA

TRANSFORMAR O LÓCUS DE FORMAÇÃO SUPERIOR: AÇÕES INTEGRADORAS NO CURSO DE PEDAGOGIA
BRUNO, Adriana Rocha – PUCSP
SILVA, Itamar Mendes da - Centro Universitário Monte Serrat

O PROFESSOR, A TELEVISÃO E O VÍDEO: UM ESTUDO DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
CARVALHO, Renata Innecco Bittencourt de – UnB

DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ÀS PÁGINAS WEB - AMBIENTES VIRTUAIS E CONTEXTOS ESCOLARES
CORRÊA, Juliane – UNICAMP

Novo olhar sobre a Mídia-Educação
FANTIN, Monica – UFSC (CNPq/CAPES)

As mediações na produção de sentidos das crianças sobre os desenhos animados
FERNANDES, Adriana Hoffmann – UERJ (CNPQ/CAPES)

O COMPUTADOR/INTERNET NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: UM DIÁLOGO POSSÍVEL?
FERNANDES, Olívia Paiva – UFJF (CAPES)

Letramento digital e a formação de professores
FREITAS, Maria Teresa de Assunção – UFJF (CNPq/FAPEMIG)

PRODUÇÃO CULTURAL INFANTIL DIANTE DA TELA: DA TV À INTERNET
GIRARDELLO, Gilka – UFSC

Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de educadores que cooperam em comunidades de pesquisadores
GUTIERREZ, Suzana – UFRGS

ESCOLA E MUSEU DE ARTE: UMA PARCERIA POSSÍVEL PARA A FORMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DAS CRIANÇAS
MOURA, Maria Teresa Jaguaribe Alencar de - PUC-Rio

A PRODUÇÃO COTIDIANA DE UM PROGRAMA DE TV
NETTO, Maria Jacintha Vargas - UERJ CAPES (Capes)

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CAPITAL E NO INTERIOR DO CEARÁ: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
NUNES, João Batista Carvalho – UECE

O COTIDIANO NA TELA DA TV: EMERGÊNCIA DO INSIGNIFICANTE NA ESFERA EDUCACIONAL
OLIVEIRA, Eva A. de - CAJ/UFG

Formação de educadores na contemporaneidade: a contribuição dos ambientes digitais de aprendizagem.
PESCE, Lucila - PUC/SP

APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA DIGITAL: A EXPERIÊNCIA DO FÓRUM VIRTUAL DE DISCUSSÕES EM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
RAMOS, Bruna Sola da Silva - UFJF (CNPq)

Colaboração, problematização e redes: Um estudo com alunos do Ensino Fundamental
RAMOS, Daniela Karine - MODEN/FURB
QUARTIERO, Elisa Maria - CCE/UDESC (CAPES)

YUGIOH: UM JOGO DE CARTAS, NARRATIVAS E IDENTIDADES
SALGADO, Raquel Gonçalves - UFMT
JOBIM E SOUZA, Solange - PUC-Rio/UERJ (CNPq/CAPES)

ARTICULAÇÕES ENTRE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO LAÇO FRATERNO EM CIDADE DOS HOMENS
SCHWERTNER, Suzana Feldens - PPGEDU/UFRGS (CNPq)

Educação e cultura no Brasil contemporâneo
SETTON, Maria da Graça Jacintho – USP

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NOS DISCURSOS MIDIÁTICOS: NOVAS QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO
SILVA, Cleânia de Sales – UFRN

COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: TEORIA, MÉTODO E PESQUISA
SOARES, Ademilson de Sousa – UFMG

INTERATIVIDADE COMO PERSPECTIVA COMUNICACIONAL NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: UM DESAFIO AO PROFESSOR
VILARES, Ana Regina – UNESA
SILVA, Marco – UNESA

GÊNEROS TEXTUAIS DE IMPRENSA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
ZANCHETTA JR, Juvenal - UNESP-Assis

Pôster

TV UNIVERSITÁRIA: Um ambiente tecnológico de aprendizagem
CARVALHO, Lucimar da Silva – UNESA
COUTINHO, Ricardo Nespoli – UNESA (CAPES – PROSUP)