AVENTURAS
NO PAÍS DAS MARAVILHAS FOUCAULTIANAS
ALCÂNTARA, Cássia Virgínia Moreira de – UFS
A
EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA NO MST: O OLHAR DAS CRIANÇAS
SOBRE UMA PEDAGOGIA EM MOVIMENTO
ARENHART, Deise – UFSC (CNPq)
O
BINÔMIO CUIDAR-EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO
INICIAL DE SEUS PROFISSIONAIS
AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de – UNIMEP/PPGE – SP
SCHNETZLER, Roseli Pacheco – UNIMEP/PPGE – SP (CAPES)
POLÍTICAS
PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM GOIÂNIA:
A LUTA POR UM PROJETO POLÍTICO-SOCIAL
BARBOSA, Ivone Garcia - UFG
ALVES, Nancy Nonato de Lima - FE/UFG
MARTINS, Telma Aparecida Teles - Unifan
MAGALHÃES, Solange M. O. - FE/UFG
AS
RODINHAS NA CRECHE: UMA PERSPECTIVA DE INVESTIGAÇÃO DO MOVIMENTO
DISCURSIVO DAS CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS
BRITO, Ângela Coelho de – UFF
INFÂNCIA,
EDUCAÇÃO INFANTIL E LETRAMENTO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
DO RIO DE JANEIRO: DAS POLÍTICAS À SALA DE AULA
CORSINO, Patrícia – UFRJ (CAPES)
Abordagens
etnográficas nas pesquisas com crianças e suas culturas
DELGADO, Ana Cristina Coll - Furg
MÜLLER, Fernanda - PPGEDU/UFRGS (Fapergs – CAPES)
EDUCAÇÃO
INFANTIL, GÊNERO E BRINCADEIRAS: DAS NATURALIDADES ÀS TRANSGRESSÕES
FINCO, Daniela – UNICAMP (FAPESP)
Qualidade
na educação infantil: alguns resultados de pesquisas
FÜLLGRAF, Jodete - UFSC
WIGGERS, Verena - UFSC
CAMPOS, Maria Malta - FCC/PUC
CONCEPÇÕES
E PRÁTICAS DE EDUCADORAS DA PEQUENA INFÂNCIA: EM FOCO AS
FONTES DE SABERES PARA O TRABALHO DOCENTE
GARANHANI, Marynelma Camargo – UFPR (PICDT-CAPES / UFPR)
INFÂNCIA
E EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS MODERNOS E PÓS-MODERNOS
- entre a criança-indivíduo e a criança-acontecimento
GUIMARÃES, Daniela – PUC-Rio
Na
gestão da educação infantil, nós temos meninas
no lugar de professoras?
KRAMER, Sonia – PUC-Rio
CONTRIBUIÇÕES
DA PESQUISA COLABORATIVA E DO SABER PRÁTICO CONTEXTUALIZADO PARA
UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO
INFANTIL
LOIOLA, Laura Jeane Soares Lobão – UFC (CAPES)
MÚSICA
E EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE TRABALHO NA PERSPECTIVA
DE UMA PEDAGOGIA DA INFÂNCIA
NOGUEIRA, Monique Andries – UFG
A
‘PAPARICAÇÃO’ NA CRECHE ENQUANTO UMA PRÁTICA
QUE INVIABILIZA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO
DA ‘MULTIDÃO’
OLIVEIRA, Fabiana de – UFSCar
ABRAMOWICZ, Anete – UFSCar
SOBRE
A PRESENÇA DE UMA PEDAGOGIA DO CORPO NA EDUCAÇÃO
DA INFÂNCIA
RICHTER, Ana Cristina – UFSC (CNPq)
PRÓ-CRIANÇA:
UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA A INFÂNCIA CATARINENSE?
RODRIGUES, Marilda Merência - UFSC (CNPq)
O
CONSUMO NAS PRÁTICAS CULTURAIS INFANTIS: CRIANÇAS E ADULTOS
NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
SANTOS, Núbia de Oliveira - Puc-Rio
TRABALHANDO
OS DIREITOS DAS CRIANÇAS NUMA SALA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
SARAVALI, Eliane Giachetto - UNITRI (CAPES)
EDUCAR
E CUIDAR OU, SIMPLESMENTE, EDUCAR? buscando a teoria para compreender
discursos e práticas
TIRIBA, Lea – PUC-Rio
Pôsteres
O
GT 7 DA ANPED: DIREITOS E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA
CASTILHANO, Ana Lucia - UESB- UFSCar (CAPES)
CRIANÇAS
E ADULTOS NAS MALHAS DAS RELAÇÕES SOCIAIS: UMA ESTUDO SOBRE
OS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO NO INTERIOR DA CRECHE
FILHO, Altino José Martins – UFSC
A
CRIANÇA EM WALTER BENJAMIN E FLORESTAN FERNANDES
FLORES, Zilá Gomes de Moraes - UNIJUÍ
AS
POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA
EM GOIÁS: DA PROPOSIÇÃO À MATERIALIZAÇÃO
LENI, Lais - FE/UFG
MÁRQUEZ, Christine Garrido - FE/UFG
A
FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS E A PRODUÇÃO SIMBÓLICA
DAS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA
OLIVEIRA, Alessandra Mara Rotta de - UFSC
RIVERO, Andréa Simões - UNISUL
COUTINHO, Ângela Maria Scalabrin - UFSC/UNIVALI
BATISTA, Rosa - UNISUL
CAMPOS, Rosânia - UFSC
BODNAR, Rejane - UFSC
FERNANDES, Sonia Cristina de Lima – UFSC (CAPES)
Memórias
da Infância: Eternização da vida
REDIN, Marita Martins – UNISINOS
CULTURAS
INFANTIS E SABERES: CAMINHOS RECOMPOSTOS
SANTOS, Solange Estanislau dos – FCT/UNESP (CAPES)
A
Escola Cabana em Belém: o envolvimento e a participação
das profissionais no Projeto Político-Pedagógico da Educação
Infantil
SOUSA, Celita Maria Paes de –UFPA |